Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Alexandre, J., Barraca, A., Fernandes, M. , Pereira, M. & Sateila, S. (2021). Desafios da educação - Aprender com o erro. In José Luis Gonçalves e Madalena Alarcão (Ed.), Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu. Lisboa: Impress.
J. C. Alexandre et al., "Desafios da educação - Aprender com o erro", in Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu, José Luis Gonçalves e Madalena Alarcão, Ed., Lisboa, Impress, 2021
@incollection{alexandre2021_1734956078832, author = "Alexandre, J. and Barraca, A. and Fernandes, M. and Pereira, M. and Sateila, S. ", title = "Desafios da educação - Aprender com o erro", chapter = "", booktitle = "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu", year = "2021", volume = "", series = "", edition = "", publisher = "Impress", address = "Lisboa" }
TY - CHAP TI - Desafios da educação - Aprender com o erro T2 - Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu AU - Alexandre, J. AU - Barraca, A. AU - Fernandes, M. AU - Pereira, M. AU - Sateila, S. PY - 2021 CY - Lisboa AB - Partindo de testemunhos de jovens e jovens adultos, no presente capítulo reflete-se sobre o erro, enquanto sinónimo de fragilidade ou de oportunidade. O erro é depois analisado dentro da abordagem de Carol Dweck (2012) - abordagem de growth mindset - conduzindo o leitor a entender o erro como uma oportunidade de crescimento, sobretudo no contexto educativo. O erro pode, assim, tornar-se alavanca de mudança, porque em torno deste conceito gira um outro, o de resiliência, analisado aqui enquanto conceito dinâmico e multidimensional. O capítulo apresenta, assim, uma reflexão em torno destes dois conceitos (o erro e a resiliência) e de como ambos se cruzam, para uma análise sobre a escola e os desafios e metas desta. ER -