Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Alexandre, J., Barraca, A., Fernandes, M. , Pereira, M. & Sateila, S.  (2021). Desafios da educação - Aprender com o erro. In José Luis Gonçalves e Madalena Alarcão (Ed.), Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu. Lisboa: Impress.
Export Reference (IEEE)
J. C. Alexandre et al.,  "Desafios da educação - Aprender com o erro", in Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu, José Luis Gonçalves e Madalena Alarcão, Ed., Lisboa, Impress, 2021
Export BibTeX
@incollection{alexandre2021_1716206538454,
	author = "Alexandre, J. and Barraca, A. and Fernandes, M.  and Pereira, M. and Sateila, S. ",
	title = "Desafios da educação - Aprender com o erro",
	chapter = "",
	booktitle = "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu",
	year = "2021",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Impress",
	address = "Lisboa"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Desafios da educação - Aprender com o erro
T2  - Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu
AU  - Alexandre, J.
AU  - Barraca, A.
AU  - Fernandes, M. 
AU  - Pereira, M.
AU  - Sateila, S. 
PY  - 2021
CY  - Lisboa
AB  - Partindo de testemunhos de jovens e jovens adultos, no presente capítulo reflete-se sobre o erro, enquanto sinónimo de fragilidade ou de oportunidade. O erro é depois analisado dentro da abordagem de Carol Dweck (2012) - abordagem de growth mindset - conduzindo o leitor a entender o erro como uma oportunidade de crescimento, sobretudo no contexto educativo. O erro pode, assim, tornar-se alavanca de mudança, porque em torno deste conceito gira um outro, o de resiliência, analisado aqui enquanto conceito dinâmico e multidimensional. O capítulo apresenta, assim, uma reflexão em torno destes dois conceitos (o erro e a resiliência) e de como ambos se cruzam, para uma análise sobre a escola e os desafios e metas desta. 
ER  -