Capítulo de livro
Desafios da educação - Aprender com o erro
Joana Alexandre (Alexandre, J.); Ana Barraca (Barraca, A.); Miguela Fernandes (Fernandes, M. ); Maria Isabel Pereira (Pereira, M.); Sofia Sateila (Sateila, S. );
Título Livro
Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Partindo de testemunhos de jovens e jovens adultos, no presente capítulo reflete-se sobre o erro, enquanto sinónimo de fragilidade ou de oportunidade. O erro é depois analisado dentro da abordagem de Carol Dweck (2012) - abordagem de growth mindset - conduzindo o leitor a entender o erro como uma oportunidade de crescimento, sobretudo no contexto educativo. O erro pode, assim, tornar-se alavanca de mudança, porque em torno deste conceito gira um outro, o de resiliência, analisado aqui enquanto conceito dinâmico e multidimensional. O capítulo apresenta, assim, uma reflexão em torno destes dois conceitos (o erro e a resiliência) e de como ambos se cruzam, para uma análise sobre a escola e os desafios e metas desta.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Resiliência,Erro,Growth Mindset
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.