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Gomes, S., Fernandes, D. & Sousa, S. (2021). Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional. 32
S. D. Gomes et al., "Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil", in Estudos em Avaliação Educacional, vol. 32, 2021
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TY - JOUR TI - Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil T2 - Estudos em Avaliação Educacional VL - 32 AU - Gomes, S. AU - Fernandes, D. AU - Sousa, S. PY - 2021 SN - 0103-6831 DO - 10.18222/eae.v32.8437 UR - http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/index AB - Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais. ER -