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Fernandes, D. (2022). Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad. Estudos Avançados. 36 (105), 271-285
D. M. Fernandes, "Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad", in Estudos Avançados, vol. 36, no. 105, pp. 271-285, 2022
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TY - JOUR TI - Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad T2 - Estudos Avançados VL - 36 IS - 105 AU - Fernandes, D. PY - 2022 SP - 271-285 SN - 0103-4014 DO - 10.1590/s0103-4014.2022.36105.016 UR - https://www.revistas.usp.br/eav/index AB - The major purpose of this paper is to present and to discuss some of the most relevant ideas of John Goodlad’s (1920-2014) comprehensive work concerning issues that have to do with renewal and improvement of education, schools, society, and democracy. Reading and consulting some of his aknowledged and most influential texts, enabled one to come up with a brief biographical synthesis of the author and also to identify some of the main guidelines that have driven both his thoughts and civic actions. His research and his unflagging efforts to improve both education and democracy, which he viewed in symbiotic relationship, were always driven by the idea that critical and deep sociological knowledge of schools is imperative to its renovation and improvement. And this is, very likely, his most fundamental legacy. O principal propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas das ideias mais relevantes da extensa e intensa obra de John Goodlad (1920-2014) no que se refere a questões relacionadas com a renovação e a melhoria da educação, das escolas e da sociedade democrática e social. Através da leitura e da consulta de alguns dos seus textos reconhecidamente mais influentes, foi possível, por um lado, produzir uma breve síntese biográfica do autor e, por outro lado, identificar algumas das linhas mestras que orientaram o seu pensamento e a sua ação cívica. As suas pesquisas e a sua incansável luta para melhorar a educação e a democracia, que perspetivava numa relação simbiótica, foram sempre orientadas pela ideia de que o conhecimento sociológico crítico e profundo das escolas é uma condição indispensável para a sua renovação e melhoria. E este é, muito provavelmente, o seu mais fundamental legado. ER -