Artigo em revista científica Q1
Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Título Revista
Estudos Avançados
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-18 12:32)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
The major purpose of this paper is to present and to discuss some of the most relevant ideas of John Goodlad’s (1920-2014) comprehensive work concerning issues that have to do with renewal and improvement of education, schools, society, and democracy. Reading and consulting some of his aknowledged and most influential texts, enabled one to come up with a brief biographical synthesis of the author and also to identify some of the main guidelines that have driven both his thoughts and civic actions. His research and his unflagging efforts to improve both education and democracy, which he viewed in symbiotic relationship, were always driven by the idea that critical and deep sociological knowledge of schools is imperative to its renovation and improvement. And this is, very likely, his most fundamental legacy. O principal propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas das ideias mais relevantes da extensa e intensa obra de John Goodlad (1920-2014) no que se refere a questões relacionadas com a renovação e a melhoria da educação, das escolas e da sociedade democrática e social. Através da leitura e da consulta de alguns dos seus textos reconhecidamente mais influentes, foi possível, por um lado, produzir uma breve síntese biográfica do autor e, por outro lado, identificar algumas das linhas mestras que orientaram o seu pensamento e a sua ação cívica. As suas pesquisas e a sua incansável luta para melhorar a educação e a democracia, que perspetivava numa relação simbiótica, foram sempre orientadas pela ideia de que o conhecimento sociológico crítico e profundo das escolas é uma condição indispensável para a sua renovação e melhoria. E este é, muito provavelmente, o seu mais fundamental legado.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Escola,Sociedade,Democracia,Pedagogia
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.