Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Coelho, J. V. (2021). Um globalismo a la carte: Da internacionalização de empresas em Portugal. Plataforma Barómetro Social.
Export Reference (IEEE)
J. V. Coelho,  "Um globalismo a la carte: Da internacionalização de empresas em Portugal", in Plataforma Barómetro Social, 2021
Export BibTeX
@article{coelho2021_1766443745185,
	author = "Coelho, J. V.",
	title = "Um globalismo a la carte: Da internacionalização de empresas em Portugal",
	journal = "Plataforma Barómetro Social",
	year = "2021",
	volume = "",
	number = "",
	url = "http://www.barometro.com.pt/2021/04/05/um-globalismo-a-la-carte-da-internacionalizacao-de-empresas-em-portugal/"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - Um globalismo a la carte: Da internacionalização de empresas em Portugal
T2  - Plataforma Barómetro Social
AU  - Coelho, J. V.
PY  - 2021
SN  - 2182-1879
UR  - http://www.barometro.com.pt/2021/04/05/um-globalismo-a-la-carte-da-internacionalizacao-de-empresas-em-portugal/
AB  - Em Portugal, a internacionalização de empresas, de organizações e da economia conheceu um primeiro período de expansão no início da década de 1990. Após este intervalo de tempo, seguiu-se um outro, até 2005, onde a crescente abertura de economias a leste e o incremento de concorrência suscitou uma alteração da estrutura de exportações nacionais e um crescimento moderado das operações de âmbito internacional [1]. No período compreendido entre 2008 e 2015, o movimento de internacionalização conheceu uma nova expansão [2], sendo de relevar, a este propósito, a contribuição crescente do tecido empresarial português [3], consumada não apenas pela ação de empresas e sectores tradicionalmente exportadores (e.g., indústria extrativa, transformadora, transportes e armazenamento), mas também com a contribuição crescente de empresas e de sectores (e.g., comércio, prestação de serviços de base tecnológica e científica, desenvolvimento de produtos de alta tecnologia) tidos, em termos clássicos, como não-transacionáveis em termos de comércio internacional.
ER  -