Artigo em revista científica
Um globalismo a la carte: Da internacionalização de empresas em Portugal
João Vasco Coelho (Coelho, J. V.);
Título Revista
Plataforma Barómetro Social
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-22 18:40)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Em Portugal, a internacionalização de empresas, de organizações e da economia conheceu um primeiro período de expansão no início da década de 1990. Após este intervalo de tempo, seguiu-se um outro, até 2005, onde a crescente abertura de economias a leste e o incremento de concorrência suscitou uma alteração da estrutura de exportações nacionais e um crescimento moderado das operações de âmbito internacional [1]. No período compreendido entre 2008 e 2015, o movimento de internacionalização conheceu uma nova expansão [2], sendo de relevar, a este propósito, a contribuição crescente do tecido empresarial português [3], consumada não apenas pela ação de empresas e sectores tradicionalmente exportadores (e.g., indústria extrativa, transformadora, transportes e armazenamento), mas também com a contribuição crescente de empresas e de sectores (e.g., comércio, prestação de serviços de base tecnológica e científica, desenvolvimento de produtos de alta tecnologia) tidos, em termos clássicos, como não-transacionáveis em termos de comércio internacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Globalismo,Internacionalização de empresas,Internacionalização não-linear