Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa. 47
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Ramos and C. Morais,  "As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso", in Educação e Pesquisa, vol. 47, 2021
Exportar BibTeX
@article{ramos2021_1732212690312,
	author = "Ramos, M. and Morais, C.",
	title = "As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso",
	journal = "Educação e Pesquisa",
	year = "2021",
	volume = "47",
	number = "",
	doi = "10.1590/S1678-4634202147231584",
	url = "https://www.scielo.br/j/ep/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso
T2  - Educação e Pesquisa
VL  - 47
AU  - Ramos, M.
AU  - Morais, C.
PY  - 2021
SN  - 1517-9702
DO  - 10.1590/S1678-4634202147231584
UR  - https://www.scielo.br/j/ep/
AB  - O olhar sociológico sobre o plágio entre alunos do ensino superior nas últimas décadas tem
produzido progressos teóricos e metodológicos que permitem problematizar e monitorizar
esse antigo e persistente fenômeno, considerando seus contornos contemporâneos. Este
artigo, resultante de um projeto de investigação, sistematiza alguns desses avanços por
forma a analisar criticamente as percepções sobre várias formas de plágio entre estudantes
no ano letivo de 2015/2016 numa instituição de ensino superior portuguesa, aferindo
(des)continuidades entre vários ciclos de estudo e controlando o efeito das variáveis sexo,
idade, área de estudos e conhecimento do código acadêmico em vigor nessa instituição.
Os dados em análise resultam de uma inquirição por questionário e permitem verificar
que as percepções dos estudantes sobre o que constitui plágio divergem, especialmente em
relação a algumas formas de plagiar, ainda que ganhem acuidade ao longo do percurso
acadêmico. Por outro lado, os estudantes dos diferentes ciclos destacam o papel do
conhecimento e do acompanhamento dos professores na prevenção dessa prática antiética.
O impacto positivo da socialização acadêmica nessas percepções atesta a importância de
uma pedagogia voltada para a honestidade e para a escrita intertextual, clamada pelos
próprios estudantes, mas frequentemente secundarizada nas políticas de prevenção e nos
currículos acadêmicos das instituições de ensino superior.
ER  -