Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa. 47
M. M. Ramos and C. Morais, "As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso", in Educação e Pesquisa, vol. 47, 2021
@article{ramos2021_1732212690312, author = "Ramos, M. and Morais, C.", title = "As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso", journal = "Educação e Pesquisa", year = "2021", volume = "47", number = "", doi = "10.1590/S1678-4634202147231584", url = "https://www.scielo.br/j/ep/" }
TY - JOUR TI - As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso T2 - Educação e Pesquisa VL - 47 AU - Ramos, M. AU - Morais, C. PY - 2021 SN - 1517-9702 DO - 10.1590/S1678-4634202147231584 UR - https://www.scielo.br/j/ep/ AB - O olhar sociológico sobre o plágio entre alunos do ensino superior nas últimas décadas tem produzido progressos teóricos e metodológicos que permitem problematizar e monitorizar esse antigo e persistente fenômeno, considerando seus contornos contemporâneos. Este artigo, resultante de um projeto de investigação, sistematiza alguns desses avanços por forma a analisar criticamente as percepções sobre várias formas de plágio entre estudantes no ano letivo de 2015/2016 numa instituição de ensino superior portuguesa, aferindo (des)continuidades entre vários ciclos de estudo e controlando o efeito das variáveis sexo, idade, área de estudos e conhecimento do código acadêmico em vigor nessa instituição. Os dados em análise resultam de uma inquirição por questionário e permitem verificar que as percepções dos estudantes sobre o que constitui plágio divergem, especialmente em relação a algumas formas de plagiar, ainda que ganhem acuidade ao longo do percurso acadêmico. Por outro lado, os estudantes dos diferentes ciclos destacam o papel do conhecimento e do acompanhamento dos professores na prevenção dessa prática antiética. O impacto positivo da socialização acadêmica nessas percepções atesta a importância de uma pedagogia voltada para a honestidade e para a escrita intertextual, clamada pelos próprios estudantes, mas frequentemente secundarizada nas políticas de prevenção e nos currículos acadêmicos das instituições de ensino superior. ER -