Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Educação e Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) The multiple faces of plagiarism among higher education students: a case study
Abstract/Resumo
O olhar sociológico sobre o plágio entre alunos do ensino superior nas últimas décadas tem
produzido progressos teóricos e metodológicos que permitem problematizar e monitorizar
esse antigo e persistente fenômeno, considerando seus contornos contemporâneos. Este
artigo, resultante de um projeto de investigação, sistematiza alguns desses avanços por
forma a analisar criticamente as percepções sobre várias formas de plágio entre estudantes
no ano letivo de 2015/2016 numa instituição de ensino superior portuguesa, aferindo
(des)continuidades entre vários ciclos de estudo e controlando o efeito das variáveis sexo,
idade, área de estudos e conhecimento do código acadêmico em vigor nessa instituição.
Os dados em análise resultam de uma inquirição por questionário e permitem verificar
que as percepções dos estudantes sobre o que constitui plágio divergem, especialmente em
relação a algumas formas de plagiar, ainda que ganhem acuidade ao longo do percurso
acadêmico. Por outro lado, os estudantes dos diferentes ciclos destacam o papel do
conhecimento e do acompanhamento dos professores na prevenção dessa prática antiética.
O impacto positivo da socialização acadêmica nessas percepções atesta a importância de
uma pedagogia voltada para a honestidade e para a escrita intertextual, clamada pelos
próprios estudantes, mas frequentemente secundarizada nas políticas de prevenção e nos
currículos acadêmicos das instituições de ensino superior.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Plágio,Percepções,Motivações,Estudantes do ensino superior
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UIDB/03126/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.