Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Serrão, J. V. & Borges, G. (2021). A revolta dos lascarins e dos modeliares na ilha de Ceilão. In Mafalda Soares da Cunha (Ed.), Resistências. insubmissão e revolta no império português. (pp. 99-104). Lisboa: Casa das Letras.
Exportar Referência (IEEE)
J. J. Serrão and G. A. Borges,  "A revolta dos lascarins e dos modeliares na ilha de Ceilão", in Resistências. insubmissão e revolta no império português, Mafalda Soares da Cunha, Ed., Lisboa, Casa das Letras, 2021, pp. 99-104
Exportar BibTeX
@incollection{serrão2021_1764915212853,
	author = "Serrão, J. V. and Borges, G.",
	title = "A revolta dos lascarins e dos modeliares na ilha de Ceilão",
	chapter = "",
	booktitle = "Resistências. insubmissão e revolta no império português",
	year = "2021",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "99-99",
	publisher = "Casa das Letras",
	address = "Lisboa",
	url = "https://leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/historia-de-portugal/resistencias/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A revolta dos lascarins e dos modeliares na ilha de Ceilão
T2  - Resistências. insubmissão e revolta no império português
AU  - Serrão, J. V.
AU  - Borges, G.
PY  - 2021
SP  - 99-104
CY  - Lisboa
UR  - https://leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/historia-de-portugal/resistencias/
AB  - Foi no início do século XVI que os portugueses se estabeleceram no Ceilão (actual Sri Lanka), uma ilha apetecida pelos recursos económicos (canela, elefantes, pérolas) e pelo seu valor geoestratégico. O território estava dividido em três reinos principais: Jaffna no norte, Kandy no centro, e Kotte na costa ocidental, o primeiro com uma população tâmil de cultura hindu, e os outros dois de população cingalesa e uma cultura budista. Após herdarem 'de jure' a coroa de Kotte, em 1597, os portugueses ensaiaram um projecto de conquista, territorialização e domínio colonial de toda a ilha, projecto que, pela sua extensão, mas também pela violência e resistência que lhe andaram associadas, não teve paralelo no resto do império português do oriente. 
ER  -