Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Mendes, M. M. & Sá, T. (2021). O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo. Configurações. 28, 105-122
Export Reference (IEEE)
M. M. Mendes and T. Sá,  "O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo", in Configurações, no. 28, pp. 105-122, 2021
Export BibTeX
@article{mendes2021_1716084344842,
	author = "Mendes, M. M. and Sá, T.",
	title = "O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo",
	journal = "Configurações",
	year = "2021",
	volume = "",
	number = "28",
	doi = "10.4000/configuracoes.14422",
	pages = "105-122",
	url = "https://journals.openedition.org/configuracoes/"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo
T2  - Configurações
IS  - 28
AU  - Mendes, M. M.
AU  - Sá, T.
PY  - 2021
SP  - 105-122
SN  - 1646-5075
DO  - 10.4000/configuracoes.14422
UR  - https://journals.openedition.org/configuracoes/
AB  - Este artigo dá conta de uma análise sobretudo (auto-)reflexiva tendo por base duas experiências concretas, ainda que ligeiramente distintas, na lecionação de unidades curriculares da área disciplinar da Sociologia nos 3 ciclos de ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo numa instituição do ensino superior público. A abordagem centra-se não só na identificação das principais dificuldades e tensões, mas também nos desafios que têm marcado estas práticas pedagógicas. São também exploradas algumas possibilidades de cruzamento interdisciplinar no sentido de operacionalizar, e vincar, o papel e a relevância do conhecimento sociológico no ensino, na investigação e na intervenção profissional dos futuros arquitetos e urbanistas.
ER  -