Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Mendes, M. M. & Sá, T. (2021). O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo. Configurações. 28, 105-122
M. M. Mendes and T. Sá, "O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo", in Configurações, no. 28, pp. 105-122, 2021
@article{mendes2021_1716084344842, author = "Mendes, M. M. and Sá, T.", title = "O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo", journal = "Configurações", year = "2021", volume = "", number = "28", doi = "10.4000/configuracoes.14422", pages = "105-122", url = "https://journals.openedition.org/configuracoes/" }
TY - JOUR TI - O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo T2 - Configurações IS - 28 AU - Mendes, M. M. AU - Sá, T. PY - 2021 SP - 105-122 SN - 1646-5075 DO - 10.4000/configuracoes.14422 UR - https://journals.openedition.org/configuracoes/ AB - Este artigo dá conta de uma análise sobretudo (auto-)reflexiva tendo por base duas experiências concretas, ainda que ligeiramente distintas, na lecionação de unidades curriculares da área disciplinar da Sociologia nos 3 ciclos de ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo numa instituição do ensino superior público. A abordagem centra-se não só na identificação das principais dificuldades e tensões, mas também nos desafios que têm marcado estas práticas pedagógicas. São também exploradas algumas possibilidades de cruzamento interdisciplinar no sentido de operacionalizar, e vincar, o papel e a relevância do conhecimento sociológico no ensino, na investigação e na intervenção profissional dos futuros arquitetos e urbanistas. ER -