Scientific journal paper
O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo
Maria Manuela Mendes (Mendes, M. M.); Teresa Sá (Sá, T.);
Journal Title
Configurações
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-16 13:20)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(French) Le métier de l’Enseignant: expériences pédagogiques dans l’enseignement de la Sociologie dans les cours supérieurs d’Architecture et d’Urbanisme

(English) The teacher’s profession: Pedagogical experiences in teaching Sociology in Architecture and Urbanism in Higher Education degrees

Abstract
Este artigo dá conta de uma análise sobretudo (auto-)reflexiva tendo por base duas experiências concretas, ainda que ligeiramente distintas, na lecionação de unidades curriculares da área disciplinar da Sociologia nos 3 ciclos de ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo numa instituição do ensino superior público. A abordagem centra-se não só na identificação das principais dificuldades e tensões, mas também nos desafios que têm marcado estas práticas pedagógicas. São também exploradas algumas possibilidades de cruzamento interdisciplinar no sentido de operacionalizar, e vincar, o papel e a relevância do conhecimento sociológico no ensino, na investigação e na intervenção profissional dos futuros arquitetos e urbanistas.
Acknowledgements
--
Keywords
Ensino superior,Experiência pedagógica,Sociologia,Arquitetura,Urbanismo
  • Sociology - Social Sciences
  • Arts (arts, history of arts, performing arts, music) - Humanities
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia