Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sequeira, Marta (2017). Towards a public space. Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city. London. Routledge.
Exportar Referência (IEEE)
M. S. Carneiro,  Towards a public space. Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city., London, Routledge, 2017
Exportar BibTeX
@book{carneiro2017_1736937980783,
	author = "Sequeira, Marta",
	title = "",
	year = "2017",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	doi = "10.4324/9781315550640",
	publisher = "Routledge",
	address = "London",
	url = "http://hdl.handle.net/10174/22591"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Towards a public space. Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city.
AU  - Sequeira, Marta
PY  - 2017
DO  - 10.4324/9781315550640
CY  - London
UR  - http://hdl.handle.net/10174/22591
AB  - Le Corbusier é essencialmente reconhecido pela sua arquitectura, que tem vindo a ser amplamente discutida. Towards a Public Space, por sua vez, oferece uma análise única do contributo de Le Corbusier para o urbanismo. É frequente a ideia de que o desenho urbano de Le Corbusier preconizou uma ruptura em relação à História, e de que o espaço público por ele projectado em nada se assemelhava ao existente até então. Esta convicção é alimentada quer pela evidência do carácter inovador das propostas de Le Corbusier, quer pela proliferação, nos seus manifestos, de palavras de ordem que turvam qualquer evocação do passado – como l’esprit nouveau [«o espírito novo»] e l’architecture de demain [«a arquitectura de amanhã»]. No entanto, desembaraçando-nos de um enredado de ideias preconcebidas, sobre as quais se construiu uma ideia pouco objectiva de modernidade, torna-se evidente que os espaços públicos de Le Corbusier não só não estabelecem uma cisão com o passado histórico, como constituem, eles próprios, os testemunhos da inabalável continuidade da criação humana ao longo dos tempos. Dirigido a arquitectos e estudantes de arquitectura, este livro vem preencher uma lacuna na análise sistemática dos planos corbusianos à escala da cidade e, especificamente, dos espaços públicos de Le Corbusier do período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial.

ER  -