Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Salavisa, I., Ferreiro, Maria de Fátima & Bizarro, Sofia (2021). O Sistema Alimentar e a Pandemia Covid-19. Conferência Entre Transições 40 Anos do DINÂMIA’CET Retrospetivas – Transversalidades – Perspetivas.
Exportar Referência (IEEE)
I. S. Lança et al.,  "O Sistema Alimentar e a Pandemia Covid-19", in Conferência Entre Transições 40 Anos do DINÂMIA’CET Retrospetivas – Transversalidades – Perspetivas, Lisboa, 2021
Exportar BibTeX
@misc{lança2021_1711618002862,
	author = "Salavisa, I. and Ferreiro, Maria de Fátima and Bizarro, Sofia",
	title = "O Sistema Alimentar e a Pandemia Covid-19",
	year = "2021",
	url = "https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O Sistema Alimentar e a Pandemia Covid-19
T2  - Conferência Entre Transições 40 Anos do DINÂMIA’CET Retrospetivas – Transversalidades – Perspetivas
AU  - Salavisa, I.
AU  - Ferreiro, Maria de Fátima
AU  - Bizarro, Sofia
PY  - 2021
CY  - Lisboa
UR  - https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt/
AB  - A atual pandemia Covid-19 veio revelar, na sua fase mais aguda, a hierarquia de importância das atividades essenciais às sociedades. As questões da saúde pública, da alimentação, do saneamento, do cuidado das pessoas mais vulneráveis, dos transportes fundamentais foram colocadas em destaque em todos os países que tiveram de enfrentar a pandemia. Este artigo tem como primeiro objetivo analisar o impacto da pandemia na segurança alimentar do país, com particular enfoque nas iniciativas criadas para minorar dois problemas: o problema do acesso alimentar por uma parte subitamente muito acrescida da população; e o problema do escoamento da produção agrícola e pecuária, resultante dos fatores acima enunciados. Em segundo lugar, procura refletir de que forma a reterritorialização de atividades pode beneficiar o desenvolvimento de sistemas agrícolas locais e circuitos curtos de comercialização, favoráveis a um modo de produção ambientalmente mais sustentável.
ER  -