Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Moreira, J. A., Correia, J. D. & Dias-Trindade, S. (2022). Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior. Sinéctica: Revista Electrónica de Educación. 58
J. A. Moreira et al., "Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior", in Sinéctica: Revista Electrónica de Educación, no. 58, 2022
@article{moreira2022_1732203353491, author = "Moreira, J. A. and Correia, J. D. and Dias-Trindade, S.", title = "Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior", journal = "Sinéctica: Revista Electrónica de Educación", year = "2022", volume = "", number = "58", doi = "10.31391/S2007-7033(2022)0058-002", url = "https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/index" }
TY - JOUR TI - Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior T2 - Sinéctica: Revista Electrónica de Educación IS - 58 AU - Moreira, J. A. AU - Correia, J. D. AU - Dias-Trindade, S. PY - 2022 SN - 2007-7033 DO - 10.31391/S2007-7033(2022)0058-002 UR - https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/index AB - A evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comuni-cação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Esta realidade, exige, pois, que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mu-danças, com instituições digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade edu-cativa. Com efeito, integrar tecnologias audiovisuais em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários híbridos de aprendizagem enriquecidos com a presença do audiovisual que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções de vinte estudantes a frequentar o En-sino Superior, a nível de pós-graduação, tendo como referencial os modelos pedagógicos de-senvolvido por Garrison e colaboradores (2000) e Moreira (2017). Os resultados revelam que a criação destes cenários híbridos, de um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais, ancorado nos modelos referenciados, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. ER -