Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Moreira, J. A., Correia, J. D. & Dias-Trindade, S. (2022). Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior. Sinéctica: Revista Electrónica de Educación. 58
Exportar Referência (IEEE)
J. A. Moreira et al.,  "Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior", in Sinéctica: Revista Electrónica de Educación, no. 58, 2022
Exportar BibTeX
@article{moreira2022_1732203353491,
	author = "Moreira, J. A. and Correia, J. D. and Dias-Trindade, S.",
	title = "Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior",
	journal = "Sinéctica: Revista Electrónica de Educación",
	year = "2022",
	volume = "",
	number = "58",
	doi = "10.31391/S2007-7033(2022)0058-002",
	url = "https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior
T2  - Sinéctica: Revista Electrónica de Educación
IS  - 58
AU  - Moreira, J. A.
AU  - Correia, J. D.
AU  - Dias-Trindade, S.
PY  - 2022
SN  - 2007-7033
DO  - 10.31391/S2007-7033(2022)0058-002
UR  - https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/index
AB  - A evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comuni-cação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Esta realidade, exige, pois, que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mu-danças, com instituições digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade edu-cativa. Com efeito, integrar tecnologias audiovisuais em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários híbridos de aprendizagem enriquecidos com a presença do audiovisual que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções de vinte estudantes a frequentar o En-sino Superior, a nível de pós-graduação, tendo como referencial os modelos pedagógicos de-senvolvido por Garrison e colaboradores (2000) e Moreira (2017). Os resultados revelam que a criação destes cenários híbridos, de um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais, ancorado nos modelos referenciados, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.
ER  -