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Schippling, A. (2021). O impacto do ethos cosmopolita nas biografias de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa. XI Congresso Português de Sociologia: Identidades ao Rubro, Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Eefervescente.
A. Schippling, "O impacto do ethos cosmopolita nas biografias de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa", in XI Congr.o Português de Sociologia: Identidades ao Rubro, Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Eefervescente, 2021
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TY - CPAPER TI - O impacto do ethos cosmopolita nas biografias de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa T2 - XI Congresso Português de Sociologia: Identidades ao Rubro, Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Eefervescente AU - Schippling, A. PY - 2021 AB - Na educação das elites em Portugal, o ethos cosmopolita e a referência ao internacional têm tido historicamente uma dimensão central. Louçã, Lopes e Costa (2014: 246) constatam uma “criação de uma propensão ao cosmopolitismo” (ver também Vieira, 2003; Schippling, Abrantes, & Lopes, 2020). O campo educativo dos colégios internacionais, sobretudo concentrados na região de Lisboa, desempenha um papel fundamental na educação internacional. Esse campo tem crescido e tem-se diversificado consideravelmente durante as últimas décadas, nomeadamente sob a regulação crescente por organizações educativas transnacionais como o International Baccalaureate®. A contribuição proposta visa uma reflexão sobre o impacto do ethos cosmopolita, que se manifesta na representação institucional desses colégios, nas biografias de antigos alunos desses colégios internacionais após a sua transição para o ensino superior ou outras vias. Prevê-se uma apresentação de primeiros resultados de um estudo sobre biografias educativas de jovens diplomados de colégios internacionais (1), que se baseia num design qualitativo e reconstrutivo para análise de biografias (Nohl, 2017). Num primeiro passo, será analisado como o ethos cosmopolita se manifesta na representação institucional desses colégios (análise de sítios web e entrevistas semi-dirigidas com diretores de escola) para, num segundo passo, explorar como esse ethos se reflete nas biografias desses jovens. Em conclusão, essa contribuição não só responde a um défice da investigação sobre a educação das elites em Portugal e das formas e mecanismos da sua reprodução social, como também propõe uma ligação inovadora das dimensões meso (colégios internacionais) e micro (biografias educativas dos seus alunos). (1) Essa contribuição baseia-se na segunda fase de um projeto de pós-doutoramento intitulado “A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa” (CIES-IUL, Iscte; Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg) (financiado pela FCT). Bibliografia: Louçã, F., Lopes, J. T., & Costa, J. (2014). Os burgueses. Lisboa: Bertrand Editora. Nohl, A.-M. (2017). Interview und Dokumentarische Methode – Anleitungen für die Forschungspraxis. ER -