Comunicação em evento científico
O impacto do ethos cosmopolita nas biografias de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa
Anne Schippling (Schippling, A.);
Título Evento
XI Congresso Português de Sociologia: Identidades ao Rubro, Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Eefervescente
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-18 01:00)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Na educação das elites em Portugal, o ethos cosmopolita e a referência ao internacional têm tido historicamente uma dimensão central. Louçã, Lopes e Costa (2014: 246) constatam uma “criação de uma propensão ao cosmopolitismo” (ver também Vieira, 2003; Schippling, Abrantes, & Lopes, 2020). O campo educativo dos colégios internacionais, sobretudo concentrados na região de Lisboa, desempenha um papel fundamental na educação internacional. Esse campo tem crescido e tem-se diversificado consideravelmente durante as últimas décadas, nomeadamente sob a regulação crescente por organizações educativas transnacionais como o International Baccalaureate®. A contribuição proposta visa uma reflexão sobre o impacto do ethos cosmopolita, que se manifesta na representação institucional desses colégios, nas biografias de antigos alunos desses colégios internacionais após a sua transição para o ensino superior ou outras vias. Prevê-se uma apresentação de primeiros resultados de um estudo sobre biografias educativas de jovens diplomados de colégios internacionais (1), que se baseia num design qualitativo e reconstrutivo para análise de biografias (Nohl, 2017). Num primeiro passo, será analisado como o ethos cosmopolita se manifesta na representação institucional desses colégios (análise de sítios web e entrevistas semi-dirigidas com diretores de escola) para, num segundo passo, explorar como esse ethos se reflete nas biografias desses jovens. Em conclusão, essa contribuição não só responde a um défice da investigação sobre a educação das elites em Portugal e das formas e mecanismos da sua reprodução social, como também propõe uma ligação inovadora das dimensões meso (colégios internacionais) e micro (biografias educativas dos seus alunos). (1) Essa contribuição baseia-se na segunda fase de um projeto de pós-doutoramento intitulado “A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa” (CIES-IUL, Iscte; Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg) (financiado pela FCT). Bibliografia: Louçã, F., Lopes, J. T., & Costa, J. (2014). Os burgueses. Lisboa: Bertrand Editora. Nohl, A.-M. (2017). Interview und Dokumentarische Methode – Anleitungen für die Forschungspraxis.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.