Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ramos, S., Costa, P., Passos, A. M., Silva, S.A. & Leite, E.S. (2021). Intervir no burnout em organizações complexas: o processo incompleto de uma investigação ação no hospital. In Francisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento e Octvian Postolache (Ed.), Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte. (pp. 265-285).: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Ramos et al.,  "Intervir no burnout em organizações complexas: o processo incompleto de uma investigação ação no hospital", in Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte, Francisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento e Octvian Postolache, Ed., Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2021, vol. 1, pp. 265-285
Exportar BibTeX
@incollection{ramos2021_1734885442604,
	author = "Ramos, S. and Costa, P. and Passos, A. M. and Silva, S.A. and Leite, E.S.",
	title = "Intervir no burnout em organizações complexas: o processo incompleto de uma investigação ação no hospital",
	chapter = "",
	booktitle = "Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte",
	year = "2021",
	volume = "1",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "265-265",
	publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte-saude/2218/publicacoes"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Intervir no burnout em organizações complexas: o processo incompleto de uma investigação ação no hospital
T2  - Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte
VL  - 1
AU  - Ramos, S.
AU  - Costa, P.
AU  - Passos, A. M.
AU  - Silva, S.A.
AU  - Leite, E.S.
PY  - 2021
SP  - 265-285
SN  - 2184-9676
UR  - https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte-saude/2218/publicacoes
AB  - Os profissionais de saúde estão expostos a um elevado risco de desenvolver sintomas de burnout. Foi desenvolvida uma investigação-ação num setor específico de um grande hospital, envolvendo 59 médicos, 66 enfermeiros e 42 auxiliares de ação médica, com vista à redução das variáveis organizacionais que afetam o burnout dos profissionais. Os investigadores realizaram 11 entrevistas, um focus grupo e 20 horas de observação in loco. Os profissionais reportaram desmotivação e necessidade de abordar a dimensão emocional do seu trabalho. No entanto, a hierarquia bloqueou as possibilidades de intervenção propostas. Os fatores organizacionais são inequivocamente relevantes, particularmente em cenários complexos com interações emocionalmente carregadas, tendo a hierarquia direta um papel fundamental para facilitar a mudança organizacional.
ER  -