Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Antas, I & Belchior-Rocha, H. (2021). A abordagem colaborativa em Contexto das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. “Criança - um Futuro Sustentável das Nações” - .
I. Antas and H. M. Rocha, "A abordagem colaborativa em Contexto das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens", in “Criança - um Futuro Sustentável das Nações” - , Lisboa, 2021
@misc{antas2021_1730766141171, author = "Antas, I and Belchior-Rocha, H.", title = "A abordagem colaborativa em Contexto das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens", year = "2021", url = "https://child-sfn.eventqualia.net" }
TY - CPAPER TI - A abordagem colaborativa em Contexto das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens T2 - “Criança - um Futuro Sustentável das Nações” - AU - Antas, I AU - Belchior-Rocha, H. PY - 2021 CY - Lisboa UR - https://child-sfn.eventqualia.net AB - Atualmente as mudanças e as transformações que ocorrem na sociedade determinam e incutem ao Serviço Social o recurso à investigação para interpretar a realidade e a sua complexidade por forma a que se encontrem respostas eficazes e adequadas ao seu objeto de intervenção e cujo desafio é: como garantir o futuro das “crianças e jovens em risco/ perigo”? No presente tema, salienta-se a premissa de que a lógica colaborativa traz benefícios a longo prazo na intervenção social, traduzindo-se numa atuação mais orientada para respostas adequadas, numa lógica de mudança social, dado que no trabalho de parceria, de cooperação e participação ativa. É necessária a assunção das corresponsabilidades atribuídas e o reconhecimento do importante papel que todos desempenham no processo, que correspondam a paradigmas de intervenção social na sociedade contemporânea ao constituir-se como a matriz de análise dos modelos de intervenção. Os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, trabalho em equipa, parceria, intervenção em rede, governação integrada e lideranças colaborativas, foram abordados numa perspetiva de evocar e reafirmar o superior interesse da criança em que todos/as têm uma participação ativa e uma responsabilidade acrescida em garantir os direitos das crianças. Nesse sentido, o recurso à investigação para interpretar a realidade social e a sua complexidade importa, por forma a encontrar-se respostas eficazes e adequadas ao seu objeto de intervenção. O problema que deu origem a este trabalho levou à análise da perceção dos modelos utilizados e adotados pelas CPCJ, reportando-se à relação entre os profissionais com diferentes formações académicas nas CPCJ e a relação destas equipas, com as equipas com competência em matéria de infância e juventude e os tribunais. ER -