Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Soares, T., Belchior-Rocha, H. & Pena, M. (2021). Accountability, New Management e Intervenção Social. "Da austeridade à pandemia, Portugal e a Europa entre as crises e as inovações", Conferência do Grupo IV do CIES-Iscte, «Política e Cidadania» & do «Observatório da Democracia e da Representação».
T. Soares et al., "Accountability, New Management e Intervenção Social", in "Da austeridade à pandemia, Portugal e a Europa entre as crises e as inovações", Conferência do Grupo IV do CIES-Iscte, «Política e Cidadania» & do «Observatório da Democracia e da Representação», Lisboa, 2021
@misc{soares2021_1732208038500, author = "Soares, T. and Belchior-Rocha, H. and Pena, M.", title = "Accountability, New Management e Intervenção Social", year = "2021" }
TY - CPAPER TI - Accountability, New Management e Intervenção Social T2 - "Da austeridade à pandemia, Portugal e a Europa entre as crises e as inovações", Conferência do Grupo IV do CIES-Iscte, «Política e Cidadania» & do «Observatório da Democracia e da Representação» AU - Soares, T. AU - Belchior-Rocha, H. AU - Pena, M. PY - 2021 CY - Lisboa AB - Esta apresentação centra-se num estudo exploratório, de carácter qualitativo, sobre a implicação do accountability na prática profissional dos assistentes sociais e simultaneamente na organização e funcionamento das instituições, especificamente nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ). O Sistema Nacional de Promoção e Proteção à criança, consubstanciado na Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, assente num princípio de subsidiariedade, tem com objetivo a aplicação de um conjunto de Medidas de Promoção e Proteção, exigindo estratégias e instrumentos de avaliação durante o processo de construção do diagnóstico e tomada de decisão, na perspetiva de eficiência e eficácia dos desempenhos e das próprias organizações. No mesmo sentido, assiste-se a uma orientação de “new management” tendendo a transformar os clientes em consumidores e as suas necessidades em mercadoria, sendo que nesse processo, o conhecimento e a experiência do sujeito são facilmente desvalorizados em favor da racionalidade burocrática e fiscal. As entrevistas realizadas a assistentes socias que integram ou integraram as CPCJ e investigadores nesta área científica permitiram identificar lacunas na organização e funcionamento das CPCJ, destacando-se que existe um conjunto de mecanismo que podem ser implementados para conferir práticas profissionais com respostas mais eficazes e eficientes e, simultaneamente, contribuir para o aumento de qualidade das instituições. Os entrevistados conferem à abordagem colaborativa com os parceiros da comunidade uma potencialidade pouco explorada nas comissões. A participação, é também, um instrumento de relevo com o envolvimento da comunidade e dos parceiros. A perceção é que o accountability pode potenciar as práticas de intervenção social, de responsabilização ética, incitando à produção de novos instrumentos e métodos de trabalho, proporcionando mais qualidade, eficácia e eficiência à prática, contribuindo para a implementação de mecanismos como supervisão, transparência, avaliação e participação O Serviço Social tem o privilégio de estar no terreno a operacionalizar as políticas da infância, em simultâneo tem a responsabilidade de dar voz às crianças, jovens e famílias, com quem intervêm. Neste sentido, é fulcral que ER -