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Soares, T., Belchior-Rocha, H. & Pena, M. (2021). Accountability, New Management e Intervenção Social. "Da austeridade à pandemia, Portugal e a Europa entre as crises e as inovações", Conferência do Grupo IV do CIES-Iscte, «Política e Cidadania» & do «Observatório da Democracia e da Representação».
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T. Soares et al.,  "Accountability, New Management e Intervenção Social", in "Da austeridade à pandemia, Portugal e a Europa entre as crises e as inovações", Conferência do Grupo IV do CIES-Iscte, «Política e Cidadania» & do «Observatório da Democracia e da Representação», Lisboa, 2021
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	author = "Soares, T. and Belchior-Rocha, H. and Pena, M.",
	title = "Accountability, New Management e Intervenção Social",
	year = "2021"
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TY  - CPAPER
TI  - Accountability, New Management e Intervenção Social
T2  - "Da austeridade à pandemia, Portugal e a Europa entre as crises e as inovações", Conferência do Grupo IV do CIES-Iscte, «Política e Cidadania» & do «Observatório da Democracia e da Representação»
AU  - Soares, T.
AU  - Belchior-Rocha, H.
AU  - Pena, M.
PY  - 2021
CY  - Lisboa
AB  - Esta apresentação centra-se num estudo exploratório, de carácter
qualitativo, sobre a implicação do accountability na prática profissional dos
assistentes sociais e simultaneamente na organização e funcionamento das
instituições, especificamente nas Comissões de Proteção de Crianças e
Jovens em Risco (CPCJ).
O Sistema Nacional de Promoção e Proteção à criança, consubstanciado na
Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, assente num princípio de
subsidiariedade, tem com objetivo a aplicação de um conjunto de Medidas
de Promoção e Proteção, exigindo estratégias e instrumentos de avaliação
durante o processo de construção do diagnóstico e tomada de decisão, na
perspetiva de eficiência e eficácia dos desempenhos e das próprias
organizações.
No mesmo sentido, assiste-se a uma orientação de “new management”
tendendo a transformar os clientes em consumidores e as suas necessidades
em mercadoria, sendo que nesse processo, o conhecimento e a experiência
do sujeito são facilmente desvalorizados em favor da racionalidade
burocrática e fiscal.
As entrevistas realizadas a assistentes socias que integram ou integraram as
CPCJ e investigadores nesta área científica permitiram identificar lacunas na
organização e funcionamento das CPCJ, destacando-se que existe um
conjunto de mecanismo que podem ser implementados para conferir
práticas profissionais com respostas mais eficazes e eficientes e,
simultaneamente, contribuir para o aumento de qualidade das instituições.
Os entrevistados conferem à abordagem colaborativa com os parceiros da
comunidade uma potencialidade pouco explorada nas comissões. A
participação, é também, um instrumento de relevo com o envolvimento da
comunidade e dos parceiros.
A perceção é que o accountability pode potenciar as práticas de intervenção
social, de responsabilização ética, incitando à produção de novos
instrumentos e métodos de trabalho, proporcionando mais qualidade,
eficácia e eficiência à prática, contribuindo para a implementação de
mecanismos como supervisão, transparência, avaliação e participação
O Serviço Social tem o privilégio de estar no terreno a operacionalizar as
políticas da infância, em simultâneo tem a responsabilidade de dar voz às
crianças, jovens e famílias, com quem intervêm. Neste sentido, é fulcral que 
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