Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Henriques, S., Moreira, J. A., Barros, D. & Soledade, A. F. (2021). Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores. Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI. 13
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Henriques et al.,  "Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores", in Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI, vol. 13, 2021
Exportar BibTeX
@article{henriques2021_1732418454471,
	author = "Henriques, S. and Moreira, J. A. and Barros, D. and Soledade, A. F.",
	title = "Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores",
	journal = "Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI",
	year = "2021",
	volume = "13",
	number = "",
	doi = "10.51913/revelli.v13i0",
	url = "https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
T2  - Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI
VL  - 13
AU  - Henriques, S.
AU  - Moreira, J. A.
AU  - Barros, D.
AU  - Soledade, A. F.
PY  - 2021
SN  - 1984-6576
DO  - 10.51913/revelli.v13i0
UR  - https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/about
AB  - As atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes.
Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital. 
ER  -