Artigo em revista científica
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
Susana Henriques (Henriques, S.); José António Moreira (Moreira, J. A.); Daniela Melaré Vieira Barros (Barros, D.); Ana Filipa Soledade (Soledade, A. F.);
Título Revista
Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Quality in network digital information: inovation and teacher's training

Abstract/Resumo
As atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação digital em rede,Microlearning,Inovação,Formação de professores,Desenvolvimento profissional docente
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.