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Lourenço, V. P., Pérez-Nebra, A. R., Ferreira, A. I. & Kohlsdorf, M. (2020). Relação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolares. Fractal: Revista de Psicologia. 32, 218-226
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V. P. Lourenço et al.,  "Relação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolares", in Fractal: Revista de Psicologia, vol. 32, pp. 218-226, 2020
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TY  - JOUR
TI  - Relação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolares
T2  - Fractal: Revista de Psicologia
VL  - 32
AU  - Lourenço, V. P.
AU  - Pérez-Nebra, A. R.
AU  - Ferreira, A. I.
AU  - Kohlsdorf, M.
PY  - 2020
SP  - 218-226
SN  - 1984-0292
DO  - 10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40568
UR  - https://periodicos.uff.br/fractal
AB  - O objetivo deste trabalho foi descrever variáveis preditoras de presenteísmo no contexto escolar, especificamente o burnout e a liderança. Utilizaram-se questionários como instrumento de coleta de dados. Responderam aos questionários 366 professores vinculados à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Eles trabalhavam em diferentes escolas de várias regiões do Distrito Federal. Foram testadas relações lineares e com interação. Os resultados obtidos mostraram que a exaustão emocional e a liderança ética estão relacionadas à concentração no trabalho. Contudo, não se relacionam com a perda de capacidade para completar o trabalho. Neste último, a liderança aparece como uma importante variável moderadora. Os altos níveis de exaustão emocional tendem a convergir negativamente em avaliações de liderança e presenteísmo. Este estudo contribui para a compreensão da relação entre bem-estar e produtividade e suas variáveis moderadoras, assim como aponta que a exaustão emocional no trabalho influencia a avaliação do professor.
ER  -