Artigo em revista científica
Relação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolares
Viviane Pinheiro Lourenço (Lourenço, V. P.); Amalia Raquel Pérez-Nebra (Pérez-Nebra, A. R.); Aristides I. Ferreira (Ferreira, A. I.); Marina Kohlsdorf (Kohlsdorf, M.);
Título Revista
Fractal: Revista de Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 17

(Última verificação: 2024-11-17 19:51)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) The relation between presenteism, burnout syndrome and ethic leadership in scholar’s organizations

Abstract/Resumo
O objetivo deste trabalho foi descrever variáveis preditoras de presenteísmo no contexto escolar, especificamente o burnout e a liderança. Utilizaram-se questionários como instrumento de coleta de dados. Responderam aos questionários 366 professores vinculados à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Eles trabalhavam em diferentes escolas de várias regiões do Distrito Federal. Foram testadas relações lineares e com interação. Os resultados obtidos mostraram que a exaustão emocional e a liderança ética estão relacionadas à concentração no trabalho. Contudo, não se relacionam com a perda de capacidade para completar o trabalho. Neste último, a liderança aparece como uma importante variável moderadora. Os altos níveis de exaustão emocional tendem a convergir negativamente em avaliações de liderança e presenteísmo. Este estudo contribui para a compreensão da relação entre bem-estar e produtividade e suas variáveis moderadoras, assim como aponta que a exaustão emocional no trabalho influencia a avaliação do professor.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Presenteísmo,Síndrome de burnout,Liderança ética