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Saraiva, M., Santos, M. & Pires, A. (2022). Gestão da qualidade em organizações sociais. In Ana Rolo, Luísa Cagica Carvalho (Ed.), Gestão das organizações sociais. Lisboa: Edições Sílabo.
M. M. Saraiva et al., "Gestão da qualidade em organizações sociais", in Gestão das organizações sociais, Ana Rolo, Luísa Cagica Carvalho, Ed., Lisboa, Edições Sílabo, 2022
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TY - CHAP TI - Gestão da qualidade em organizações sociais T2 - Gestão das organizações sociais AU - Saraiva, M. AU - Santos, M. AU - Pires, A. PY - 2022 CY - Lisboa UR - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/teorias-de-gestao/livro/gestao-das-organizacoes-sociais/ AB - Um Sistema de gestão da qualidade é um instrumento que fornece as ferramentas necessárias para uma otimização do funcionamento de uma organização, bem como para a melhoria da sua competitividade e posicionamento no mercado. Externamente, quando bem construído, implementado e comunicado, contribui para a melhoria da sua imagem. As organizações sociais, em franca expansão por imposição demográfica, percebem, hoje, a irreversível relevância da sua existência e o aumento da exigência para com os seus serviços prestados, de acordo com a, cada vez maior, exigência dos seus clientes. Considerando a comparação feita entre duas organizações sociais, A e B, em que a A possui um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e certificado, e a B não, verifica-se que este instrumento impacta positivamente na vida das organizações. As melhorias existem, principalmente, no planeamento e no desempenho organizacional. Verifica-se que um Sistema de Gestão da Qualidade implementado numa organização social produz impactos muito positivos, sobretudo, na comunicação interna, na qualidade da formação disponibilizada, na realização profissional dos trabalhadores, no desenvolvimento do trabalho em equipa e na procura da melhoria contínua. Um Sistema de Gestão da Qualidade apresenta-se, pois, como um instrumento estratégico de fulcral importância na prestação de serviços das organizações sociais e no posicionamento relativamente ao mercado, tal como elemento distintivo e diferenciador para o público interno e externo. ER -