Capítulo de livro
Gestão da qualidade em organizações sociais
Margarida Saraiva (Saraiva, M.); Marco Paulo Santos (Santos, M.); António Ramos Pires (Pires, A.);
Título Livro
Gestão das organizações sociais
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-18 15:10)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Um Sistema de gestão da qualidade é um instrumento que fornece as ferramentas necessárias para uma otimização do funcionamento de uma organização, bem como para a melhoria da sua competitividade e posicionamento no mercado. Externamente, quando bem construído, implementado e comunicado, contribui para a melhoria da sua imagem. As organizações sociais, em franca expansão por imposição demográfica, percebem, hoje, a irreversível relevância da sua existência e o aumento da exigência para com os seus serviços prestados, de acordo com a, cada vez maior, exigência dos seus clientes. Considerando a comparação feita entre duas organizações sociais, A e B, em que a A possui um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e certificado, e a B não, verifica-se que este instrumento impacta positivamente na vida das organizações. As melhorias existem, principalmente, no planeamento e no desempenho organizacional. Verifica-se que um Sistema de Gestão da Qualidade implementado numa organização social produz impactos muito positivos, sobretudo, na comunicação interna, na qualidade da formação disponibilizada, na realização profissional dos trabalhadores, no desenvolvimento do trabalho em equipa e na procura da melhoria contínua. Um Sistema de Gestão da Qualidade apresenta-se, pois, como um instrumento estratégico de fulcral importância na prestação de serviços das organizações sociais e no posicionamento relativamente ao mercado, tal como elemento distintivo e diferenciador para o público interno e externo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Gestão da qualidade,Organizações sociais,Sistema de gestão da qualidade
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.