Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cardoso, J., Vilar, D. & Casquilho-Martins, I. (2020). Desafios ao serviço social no contexto da COVID-19. Intervenção Social. 55/56, 9-87
Exportar Referência (IEEE)
M. J. Cardoso et al.,  "Desafios ao serviço social no contexto da COVID-19", in Intervenção Social, no. 55/56, pp. 9-87, 2020
Exportar BibTeX
@article{cardoso2020_1713455448471,
	author = "Cardoso, J. and Vilar, D. and Casquilho-Martins, I.",
	title = "Desafios ao serviço social no contexto da COVID-19",
	journal = "Intervenção Social",
	year = "2020",
	volume = "",
	number = "55/56",
	doi = "10.34628/9y57-1x20",
	pages = "9-87",
	url = "http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Desafios ao serviço social no contexto da COVID-19
T2  - Intervenção Social
IS  - 55/56
AU  - Cardoso, J.
AU  - Vilar, D.
AU  - Casquilho-Martins, I.
PY  - 2020
SP  - 9-87
SN  - 0874-1611
DO  - 10.34628/9y57-1x20
UR  - http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/index
AB  - O contexto da atual pandemia COVID-19 tem conduzido a profundas alterações na vida dos cidadãos, nas organizações e na sociedade em geral. Os seus impactos ultrapassam as questões de saúde pública, apresentam fortes repercussões na vida social e exponenciam riscos ao desenvolvimento humano e social.
Este relatório apresenta os resultados do estudo que teve como objetivo central analisar a intervenção do Serviço Social no contexto da COVID-19, sistematizando contributos para os desafios pós-pandemia.
A investigação realizada é de natureza exploratória, privilegiando uma abordagem quantitativa e qualitativa que permitisse, através da experiência de assistentes sociais durante o atual período pandémico, identificar dificuldades, boas práticas e desafios futuros. Para o efeito, aplicou-se um inquérito online com perguntas fechadas e abertas, possibilitando a análise dos dados recolhidos e a sistematização dos resultados. Embora não se procure inferir os resultados, elaborou-se uma caracterização dos desafios colocados ao Serviço Social no contexto da COVID-19, que procura ser um contributo para os diferentes agentes de proteção social.
As conclusões apontam para que, embora a maioria das/dos assistentes sociais tenham seguido as orientações das autoridades públicas, a ausência ou insuficiência de respostas adequadas e eficazes, a emergência de novos pedidos de apoio e o agravamento dos problemas marcou este período. As dificuldades foram agravadas pela escassez, suspensão ou redução de serviços sociais e de recursos disponíveis e, também, pela adoção de modalidades de teletrabalho em algumas áreas de intervenção. Apesar das dificuldades, as/os assistentes sociais e as equipas em que estão inseridas/os demonstraram capacidade de adaptação ao novo contexto, introduziram mudanças na organização dos serviços, recriaram e/ou ampliaram programas sociais, mantiveram a intervenção com pessoas e famílias ainda que através de meios de comunicação a distância, reforçaram o trabalho em rede e em parceria. A adaptação dos serviços e a gestão adequada da informação e dos recursos existentes permitiu manter o acompanhamento e apoio social aos cidadãos, podendo afirmar-se, de um modo geral, que apesar das dificuldades a pandemia constituiu um desafio que teve como resposta boas práticas de intervenção social.
Face aos novos desafios que se apresentam, num período que se prevê perdurar e impactar a sociedade a médio e longo prazo, são apresentados contributos para melhoria das respostas sociais e do bem-estar dos cidadãos, quer no âmbito da intervenção social, quer no domínio das políticas sociais e organização das respostas sociais.
ER  -