Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Santos, M. H., Cruz, E. F. & Marques, A. M. (2022). Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos de Pesquisa. 52
M. H. Santos et al., "Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância", in Cadernos de Pesquisa, vol. 52, 2022
@article{santos2022_1732208587714, author = "Santos, M. H. and Cruz, E. F. and Marques, A. M.", title = "Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância", journal = "Cadernos de Pesquisa", year = "2022", volume = "52", number = "", doi = "10.1590/198053148974", url = "https://www.scielo.br/journal/cp/about/#about" }
TY - JOUR TI - Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância T2 - Cadernos de Pesquisa VL - 52 AU - Santos, M. H. AU - Cruz, E. F. AU - Marques, A. M. PY - 2022 SN - 0100-1574 DO - 10.1590/198053148974 UR - https://www.scielo.br/journal/cp/about/#about AB - Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação. ER -