Artigo em revista científica
Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância
Maria Helena Santos (Santos, M. H.); Eduardo Ferreira Cruz (Cruz, E. F.); António Manuel Marques (Marques, A. M.);
Título Revista
Cadernos de Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 6

(Última verificação: 2024-03-25 19:45)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Francês) Genre et l’école maternelle: expériences et stratégies d’enseignants hommes dans l’éducation de la petite enfance

(Espanhol/Castelhano) Género y preescolar: experiencias y estratégias de hombres educadores de la niñez

(Inglês) Gender and pre-school: The experiences and strategies of male early childhood educators

Abstract/Resumo
Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação Pré-Escolar,Relações de gênero,Homem,Masculinidade
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03125/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.