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Santos, A. C., Daniel, João R., Simões, C. & Arriaga, P. (2022). Saúde mental, competências socioemocionais e envolvimento académico em jovens: Um estudo longitudinal antes e durante o confinamento.  1ª Conferência de Saúde Societal: “Saúde societal no futuro Pós-covid -19”.
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A. C. Santos et al.,  "Saúde mental, competências socioemocionais e envolvimento académico em jovens: Um estudo longitudinal antes e durante o confinamento.", in  1ª Conferência de Saúde Societal: “Saúde societal no futuro Pós-covid -19”, Lisboa, 2022
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TY  - CPAPER
TI  - Saúde mental, competências socioemocionais e envolvimento académico em jovens: Um estudo longitudinal antes e durante o confinamento.
T2  -  1ª Conferência de Saúde Societal: “Saúde societal no futuro Pós-covid -19”
AU  - Santos, A. C.
AU  - Daniel, João R.
AU  - Simões, C.
AU  - Arriaga, P.
PY  - 2022
CY  - Lisboa
AB  - O envolvimento académico (EA) está associado ao desempenho académico. Porém, um valor elevado de EA durante muito tempo pode conduzir à exaustão. As competências socioemocionais (CSE) estão associadas a um EA adequado. O objetivo deste estudo é analisar as relações entre CSE, EA e saúde mental em jovens, através de uma metodologia longitudinal, com recolha em três anos consecutivos (2019-2020, sendo que duas ocorreram em períodos de confinamento). Participaram nos três momentos 50 estudantes (M=19.52, SD=1.49), tendo preenchido questionários que avaliavam EA, CSE, sintomas de ansiedade e depressão. O modelo multi-processos com efeitos cruzados mostrou que o EA em 2019 explicou não só o EA em 2020, mas também as CSE. O EA (2020) mostrou ter uma relação negativa com a saúde mental reportada em 2021. Contudo, as CSE em 2020 mostraram ter uma relação positiva com o EA e negativa com sintomas de ansiedade e depressão em 2021. Os resultados indicam que perante um momento 28 de grande imprevisibilidade e mudança, o EA pode proteger os recursos internos. Sugerem ainda que as CSEs devem ser promovidas em momentos de adversidade, mostrando-se fatores protetores relevantes para a manutenção das CSE, promoção do EA e da saúde mental.
ER  -