Comunicação em evento científico
Saúde mental, competências socioemocionais e envolvimento académico em jovens: Um estudo longitudinal antes e durante o confinamento.
Anabela Caetano Santos (Santos, A. C.); Daniel, João R. (Daniel, João R.); Celeste Simões (Simões, C.); Patrícia Arriaga (Arriaga, P.);
Título Evento
1ª Conferência de Saúde Societal: “Saúde societal no futuro Pós-covid -19”
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
--
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2023-06-06 21:52)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O envolvimento académico (EA) está associado ao desempenho académico. Porém, um valor elevado de EA durante muito tempo pode conduzir à exaustão. As competências socioemocionais (CSE) estão associadas a um EA adequado. O objetivo deste estudo é analisar as relações entre CSE, EA e saúde mental em jovens, através de uma metodologia longitudinal, com recolha em três anos consecutivos (2019-2020, sendo que duas ocorreram em períodos de confinamento). Participaram nos três momentos 50 estudantes (M=19.52, SD=1.49), tendo preenchido questionários que avaliavam EA, CSE, sintomas de ansiedade e depressão. O modelo multi-processos com efeitos cruzados mostrou que o EA em 2019 explicou não só o EA em 2020, mas também as CSE. O EA (2020) mostrou ter uma relação negativa com a saúde mental reportada em 2021. Contudo, as CSE em 2020 mostraram ter uma relação positiva com o EA e negativa com sintomas de ansiedade e depressão em 2021. Os resultados indicam que perante um momento 28 de grande imprevisibilidade e mudança, o EA pode proteger os recursos internos. Sugerem ainda que as CSEs devem ser promovidas em momentos de adversidade, mostrando-se fatores protetores relevantes para a manutenção das CSE, promoção do EA e da saúde mental.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Envolvimento académico,estudantes,jovens,recursos internos,saúde mental.
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.