Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Silva, V. H. & Paasadas, R. N. (2022). Análise da relação entre a liderança servidora e a criatividade: o papel da motivação intrínseca e do job crafting. XIII Post Graduate Conference Management, Hospitality and Tourism.
Exportar Referência (IEEE)
V. H. Silva and R. N. Passadas,  "Análise da relação entre a liderança servidora e a criatividade: o papel da motivação intrínseca e do job crafting", in XIII Post Graduate Conf. Management, Hospitality and Tourism, Faro, 2022
Exportar BibTeX
@misc{silva2022_1714226933767,
	author = "Silva, V. H. and Paasadas, R. N.",
	title = "Análise da relação entre a liderança servidora e a criatividade: o papel da motivação intrínseca e do job crafting",
	year = "2022",
	url = "http://www.esght.ualg.pt/pgconference/pt/index.html"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Análise da relação entre a liderança servidora e a criatividade: o papel da motivação intrínseca e do job crafting
T2  - XIII Post Graduate Conference Management, Hospitality and Tourism
AU  - Silva, V. H.
AU  - Paasadas, R. N.
PY  - 2022
CY  - Faro
UR  - http://www.esght.ualg.pt/pgconference/pt/index.html
AB  - A criatividade está fortemente relacionada com o sucesso e a adaptabilidade das organizações. Neste sentido, é fundamental compreender a natureza dos fatores individuais e de contexto promotores da criatividade no trabalho (Yoshida et al., 2014). A liderança é um fenómeno da vida organizacional com impacto na criatividade dos trabalhadores (Liden et al., 2014). Especificamente, a liderança servidora conceptualiza o líder como alguém genuinamente focado no bem-estar e desenvolvimento dos liderados (Sendjaya, 2015) e que procura criar um clima de segurança facilitador da criatividade (Yoshida et al., 2014). Em resultado, aspetos como a motivação intrínseca (Deci & Ryan, 2008) e uma maior propensão para redesenhar os processos de trabalho (job crafting; Tims et al., 2014) ao serem incrementados parecem afetar positivamente a adoção de comportamentos criativos. O presente estudo propõe a análise da motivação intrínseca e do job crafting enquanto processo psicológico subjacente à relação entre a liderança servidora e a criatividade. Trata-se de um estudo de natureza correlacional. A amostra não probabilística e de conveniência constituída por 174 trabalhadores de várias organizações. Foi disponibilizado um inquérito online com questões relativas às variáveis de interesse, uma variável marcadora tendo em vista a análise dos efeitos do método comum e questões de natureza sociodemográfica. No instrumento foram igualmente incluídas informações sobre consentimento, anonimato dos participantes e confidencialidade dos dados recolhidos. Todas as variáveis apresentam índices de consistência interna aceitáveis (alphas > 0.73) e apresentam entre si correlações positivas e moderadas ou correlações baixas. A variável marcadora não se encontra correlacionada com as variáveis de interesse (exceto no que respeita à variável critério; r = .22) permitindo afirmar que, apesar da recolha de dados ter ocorrido num único momento e através de apenas um instrumento, os resultados parecem não ser ser afetados pela variância do método comum.
Para testar o modelo proposto recorreu-se à análise de uma mediação sequencial via Macro Process, modelo 6. Os resultados obtidos sugerem que a motivação intrínseca não parece ser afetada pela liderança servidora. Este resultado poderá dever-se à abrangência limitada do instrumento utilizado bem como à fraca variabilidade das respostas dos participantes (M = 3, DP < 1). Contudo, no que respeita ao job crafting, é possível observar que a relação entre a liderança servidora e criatividade é totalmente mediada pela propensão individual para redesenhar ou adaptar os processos de trabalho tendo em vista a melhoria da qualidade das tarefas. Este resultado parece estar relacionado com a estimulação das capacidades dos seguidores, i.e., líderes servidores fornecem a confiança e a autonomia necessária para que estes se envolvam em comportamentos de job crafting (Liden et al., 2014) e em consequência mais predispostos para os comportamentos de criatividade.
As conclusões deste estudo permitem-nos conjugar a importância da criatividade, considerada uma vantagem competitiva organizacional, com um estilo de liderança que destaca o bem-estar e o desenvolvimento dos seus seguidores. Demonstra a utilidade prática da liderança servidora nas organizações. O presente estudo contribui ainda para a exploração de mecanismos de mediação desta relação, o que é apontado por Liden e colaboradores (2014) como significativo e necessário. Em termos práticos, os resultados obtidos reforçam a necessidade da promoção da autonomia dos trabalhadores.
ER  -