Comunicação em evento científico
Análise da relação entre a liderança servidora e a criatividade: o papel da motivação intrínseca e do job crafting
Vitor Silva (Silva, V. H.); Rita Neto Passadas (Paasadas, R. N.);
Título Evento
XIII Post Graduate Conference Management, Hospitality and Tourism
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
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(Última verificação: 2024-03-25 20:51)

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Abstract/Resumo
A criatividade está fortemente relacionada com o sucesso e a adaptabilidade das organizações. Neste sentido, é fundamental compreender a natureza dos fatores individuais e de contexto promotores da criatividade no trabalho (Yoshida et al., 2014). A liderança é um fenómeno da vida organizacional com impacto na criatividade dos trabalhadores (Liden et al., 2014). Especificamente, a liderança servidora conceptualiza o líder como alguém genuinamente focado no bem-estar e desenvolvimento dos liderados (Sendjaya, 2015) e que procura criar um clima de segurança facilitador da criatividade (Yoshida et al., 2014). Em resultado, aspetos como a motivação intrínseca (Deci & Ryan, 2008) e uma maior propensão para redesenhar os processos de trabalho (job crafting; Tims et al., 2014) ao serem incrementados parecem afetar positivamente a adoção de comportamentos criativos. O presente estudo propõe a análise da motivação intrínseca e do job crafting enquanto processo psicológico subjacente à relação entre a liderança servidora e a criatividade. Trata-se de um estudo de natureza correlacional. A amostra não probabilística e de conveniência constituída por 174 trabalhadores de várias organizações. Foi disponibilizado um inquérito online com questões relativas às variáveis de interesse, uma variável marcadora tendo em vista a análise dos efeitos do método comum e questões de natureza sociodemográfica. No instrumento foram igualmente incluídas informações sobre consentimento, anonimato dos participantes e confidencialidade dos dados recolhidos. Todas as variáveis apresentam índices de consistência interna aceitáveis (alphas > 0.73) e apresentam entre si correlações positivas e moderadas ou correlações baixas. A variável marcadora não se encontra correlacionada com as variáveis de interesse (exceto no que respeita à variável critério; r = .22) permitindo afirmar que, apesar da recolha de dados ter ocorrido num único momento e através de apenas um instrumento, os resultados parecem não ser ser afetados pela variância do método comum. Para testar o modelo proposto recorreu-se à análise de uma mediação sequencial via Macro Process, modelo 6. Os resultados obtidos sugerem que a motivação intrínseca não parece ser afetada pela liderança servidora. Este resultado poderá dever-se à abrangência limitada do instrumento utilizado bem como à fraca variabilidade das respostas dos participantes (M = 3, DP < 1). Contudo, no que respeita ao job crafting, é possível observar que a relação entre a liderança servidora e criatividade é totalmente mediada pela propensão individual para redesenhar ou adaptar os processos de trabalho tendo em vista a melhoria da qualidade das tarefas. Este resultado parece estar relacionado com a estimulação das capacidades dos seguidores, i.e., líderes servidores fornecem a confiança e a autonomia necessária para que estes se envolvam em comportamentos de job crafting (Liden et al., 2014) e em consequência mais predispostos para os comportamentos de criatividade. As conclusões deste estudo permitem-nos conjugar a importância da criatividade, considerada uma vantagem competitiva organizacional, com um estilo de liderança que destaca o bem-estar e o desenvolvimento dos seus seguidores. Demonstra a utilidade prática da liderança servidora nas organizações. O presente estudo contribui ainda para a exploração de mecanismos de mediação desta relação, o que é apontado por Liden e colaboradores (2014) como significativo e necessário. Em termos práticos, os resultados obtidos reforçam a necessidade da promoção da autonomia dos trabalhadores.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
liderança servidora,motivação intrínseca,job crafting,criatividade
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.