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Bobrowicz-Campos, E., Pinho, S. & Matos, A. P. (2010). O Teste de Memória Autobiográfica de Williams – Estudo de Adaptação. In Atas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. (pp. 224-238).
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E. M. Campos et al.,  "O Teste de Memória Autobiográfica de Williams – Estudo de Adaptação", in Atas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010, pp. 224-238
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TY  - CPAPER
TI  - O Teste de Memória Autobiográfica de Williams – Estudo de Adaptação
T2  - Atas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
AU  - Bobrowicz-Campos, E.
AU  - Pinho, S.
AU  - Matos, A. P.
PY  - 2010
SP  - 224-238
UR  - http://appsicologia.org/files/Programa_VII_SNIP.pdf
AB  - O Teste de Memória Autobiográfica (AMT; Williams & Broadbent, 1986) foi desenvolvido na base do paradigma de palavras-chave de Galton-Crovitz. O processo de adaptação do AMT foi iniciado com uma lista composta por 101 palavras, seleccionadas de uma amostra exemplar de palavras-chave (Brittlebank e cols, 1993) e de um conjunto de palavras pista constituintes dos dois protocolos do AMT de Willimas. Todas as palavras foram submetidas a tradução directa e retroversão. Com o propósito de controlar a influência do tipo de pistas utilizadas para activação das recordações pessoais associadas, usaram-se como palavras-chave exclusivamente adjectivos. Posteriormente, procedeu-se ao estudo de imaginabilidade, frequência e valor emocional das palavras, em 49 participantes adultos saudáveis. Da análise dessas características e da exclusão de resultadosinfluenciados pela idade, escolaridade ou género, seleccionaram-se 15 adjectivos (5 positivos, 5 negativos e 5 neutros), com imaginabilidade moderada e com elevada frequência de ocorrência no quotidiano.
ER  -