Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ajú, Miguel M.  (2019). A ONU de António Guterres: os desafios de uma reforma. Jornal de Angola .
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Ajú,  "A ONU de António Guterres: os desafios de uma reforma", in Jornal de Angola , 2019
Exportar BibTeX
@null{ajú2019_1730765964212,
	year = "2019",
	url = "https://blog.cei.iscte-iul.pt/onu-de-antonio-guterres-os-desafios-de-uma-reforma/"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - A ONU de António Guterres: os desafios de uma reforma
T2  - Jornal de Angola 
AU  - Ajú, Miguel M. 
PY  - 2019
UR  - https://blog.cei.iscte-iul.pt/onu-de-antonio-guterres-os-desafios-de-uma-reforma/
AB  - A ONU, tal como a conhecemos hoje, já não é igual a que foi aquando da sua fundação em São Francisco nos EUA, em 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial. A partir de 1 de Janeiro de 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a ter nova configuração organizacional. Diante dos inúmeros problemas que têm vindo a assolar o Mundo nas últimas décadas, desde as guerras violentas à fricção intra-estados que se tem vindo a observar um pouco por todo o lado, sobretudo entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), as divergências e os antagonismos têm cada vez aumentado mais. A actuação do actual Secretário-Geral, António Guterres, tem mexido com a célula orgânica de gestão blindada e, sobretudo, burocrática, centralizada na sede da organização em Nova Iorque, de onde são formuladas as regras e determinadas as políticas de implementação no terreno. Este desafio expressa-se frente a uma notória falta de consenso entre os cinco membros permanentes que integram o CSNU, França, China, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha e Rússia. Cada um destes países tem a sua agenda e interesses próprios, o que inevitavelmente tem vindo a influenciar o funcionamento da organização desde a sua criação.

Continue a ler o artigo no site do Jornal de Angola: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/a-onu-de-antonio-guterres-os-desafios-de-uma-reforma/
ER  -