Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Angelino, F. J., Alcina Dourado, Alice Ruivo, Bernardo Ramos, Célia Picoito, Fátima Serralha...Nuno Pereira (2022). Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal. CNaPPES22 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
F. J. Angelino et al., "Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal", in CNaPPES22 - 8º Congr.o Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Coimbra, 2022
@misc{angelino2022_1766250016356,
author = "Angelino, F. J. and Alcina Dourado and Alice Ruivo and Bernardo Ramos and Célia Picoito and Fátima Serralha and Helena Caria and João Vinagre and José Pires and Nuno Pereira",
title = "Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal",
year = "2022",
howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
url = "https://cnappes.org/"
}
TY - CPAPER TI - Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal T2 - CNaPPES22 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior AU - Angelino, F. J. AU - Alcina Dourado AU - Alice Ruivo AU - Bernardo Ramos AU - Célia Picoito AU - Fátima Serralha AU - Helena Caria AU - João Vinagre AU - José Pires AU - Nuno Pereira PY - 2022 CY - Coimbra UR - https://cnappes.org/ AB - Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham. Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos, a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida. Descrevemos as principais fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/organizações e perceções de toda a equipa). Salientam-se o desenvolvimento de competências instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa, Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e liberdade de pensamento. ER -
English