Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Angelino, F. J., Alcina Dourado, Alice Ruivo, Bernardo Ramos, Célia Picoito, Fátima Serralha...Nuno Pereira (2022). Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal. CNaPPES22 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
Exportar Referência (IEEE)
F. J. Angelino et al.,  "Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal", in CNaPPES22 - 8º Congr.o Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Coimbra, 2022
Exportar BibTeX
@misc{angelino2022_1766250016356,
	author = "Angelino, F. J. and Alcina Dourado and Alice Ruivo and Bernardo Ramos and Célia Picoito and Fátima Serralha and Helena Caria and João Vinagre and José Pires and Nuno Pereira",
	title = "Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal",
	year = "2022",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://cnappes.org/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal
T2  - CNaPPES22 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
AU  - Angelino, F. J.
AU  - Alcina Dourado
AU  - Alice Ruivo
AU  - Bernardo Ramos
AU  - Célia Picoito
AU  - Fátima Serralha
AU  - Helena Caria
AU  - João Vinagre
AU  - José Pires
AU  - Nuno Pereira
PY  - 2022
CY  - Coimbra
UR  - https://cnappes.org/
AB  - Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham.
Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos, a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida.
Descrevemos as principais fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/organizações e perceções de toda a equipa).
Salientam-se o desenvolvimento de competências instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa, Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e liberdade de pensamento.
ER  -