Aprendizagem com Base em Processos de Cocriação: O exemplo do DEMOLA® no IPSetúbal
Event Title
CNaPPES22 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham.
Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos, a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida.
Descrevemos as principais fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/organizações e perceções de toda a equipa).
Salientam-se o desenvolvimento de competências instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa, Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e liberdade de pensamento.
Acknowledgements
--
Keywords
Demola,Cocriação,Aprendizagem,Design Thinking
Português