Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Monteiro, L., Silva, C. S., Ramos, C. & Camilo, C. (2023). O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar. In Eunice Magalhães, Lígia Monteiro, Maria Manuela Calheiros (Ed.), Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção. (pp. 17-40).: Sílabo.
Export Reference (IEEE)
L. M. Monteiro et al.,  "O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar", in Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção, Eunice Magalhães, Lígia Monteiro, Maria Manuela Calheiros, Ed., Sílabo, 2023, vol. 6, pp. 17-40
Export BibTeX
@incollection{monteiro2023_1766601560840,
	author = "Monteiro, L. and Silva, C. S. and Ramos, C. and Camilo, C.",
	title = "O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar",
	chapter = "",
	booktitle = "Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção",
	year = "2023",
	volume = "6",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "17-17",
	publisher = "Sílabo",
	address = "",
	url = "https://www.almedina.net/criancas-em-risco-e-perigo-vol-6-contextos-investigacao-e-intervencao-1682072477.html"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar
T2  - Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção
VL  - 6
AU  - Monteiro, L.
AU  - Silva, C. S.
AU  - Ramos, C.
AU  - Camilo, C.
PY  - 2023
SP  - 17-40
UR  - https://www.almedina.net/criancas-em-risco-e-perigo-vol-6-contextos-investigacao-e-intervencao-1682072477.html
AB  - O presente estudo visou contribuir para um olhar sobre a parentalidade, além da típica análise centrada na mãe, incluindo na sua amostra o pai. Estudaram-se as relações entre a perceção de eficácia e satisfação parental, e os estilos de parentalidade, testando o papel moderador da satisfação com o suporte social. Participaram 371 mães e 279 pais (famílias nucleares), com crianças em idade pré-escolar. Para as mães, os resultados indicam o papel moderador significativo do suporte social (satisfação com os amigos e intimidade) na associação entre a satisfação parental e o estilo autoritativo. Para os pais, o papel moderador do suporte social (satisfação com os amigos) é significativo na associação entre eficácia parental e estilo autoritativo. Tanto para a mãe, como para o pai, verificou-se, ainda, que a maior perceção de eficácia parental está associada a níveis mais elevados de um estilo autoritativo, enquanto uma maior satisfação parental se encontra associada a níveis mais baixos de um estilo autoritário. Os resultados obtidos contribuem para informar o trabalho com mães e pais, baseado na evidência, considerando diferentes níveis de recursos com impacto numa parentalidade ajustada.
ER  -