Book chapter
O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar
Lígia Monteiro (Monteiro, L.); Carla Sofia Silva (Silva, C. S.); Cláudia Sofia Ramos (Ramos, C.); Cláudia Camilo (Camilo, C.);
Book Title
Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-19 23:22)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
O presente estudo visou contribuir para um olhar sobre a parentalidade, além da típica análise centrada na mãe, incluindo na sua amostra o pai. Estudaram-se as relações entre a perceção de eficácia e satisfação parental, e os estilos de parentalidade, testando o papel moderador da satisfação com o suporte social. Participaram 371 mães e 279 pais (famílias nucleares), com crianças em idade pré-escolar. Para as mães, os resultados indicam o papel moderador significativo do suporte social (satisfação com os amigos e intimidade) na associação entre a satisfação parental e o estilo autoritativo. Para os pais, o papel moderador do suporte social (satisfação com os amigos) é significativo na associação entre eficácia parental e estilo autoritativo. Tanto para a mãe, como para o pai, verificou-se, ainda, que a maior perceção de eficácia parental está associada a níveis mais elevados de um estilo autoritativo, enquanto uma maior satisfação parental se encontra associada a níveis mais baixos de um estilo autoritário. Os resultados obtidos contribuem para informar o trabalho com mães e pais, baseado na evidência, considerando diferentes níveis de recursos com impacto numa parentalidade ajustada.
Acknowledgements
--
Keywords
Mães e pais,Estilos parentais,Eficácia e satisfação parental,Suporte social