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 Mendes, M. M., Magano, O., Pinheiro, Sara & Mourão, S. (2022). Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. 34 (3), 403-426
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M. M. Mendes et al.,  "Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar", in Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, vol. 34, no. 3, pp. 403-426, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
T2  - Tempo Social: Revista de Sociologia da USP
VL  - 34
IS  - 3
AU  -  Mendes, M. M.
AU  - Magano, O.
AU  - Pinheiro, Sara
AU  - Mourão, S.
PY  - 2022
SP  - 403-426
SN  - 0103-2070
DO  - 10.11606/0103-2070.ts.2022.196230
UR  - https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/196230/190000
AB  - Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes  continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
ER  -