Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mendes, M. M., Magano, O., Pinheiro, Sara & Mourão, S. (2022). Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. 34 (3), 403-426
M. M. Mendes et al., "Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar", in Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, vol. 34, no. 3, pp. 403-426, 2022
@article{mendes2022_1732208183633, author = " Mendes, M. M. and Magano, O. and Pinheiro, Sara and Mourão, S.", title = "Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar", journal = "Tempo Social: Revista de Sociologia da USP", year = "2022", volume = "34", number = "3", doi = "10.11606/0103-2070.ts.2022.196230", pages = "403-426", url = "https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/196230/190000" }
TY - JOUR TI - Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar T2 - Tempo Social: Revista de Sociologia da USP VL - 34 IS - 3 AU - Mendes, M. M. AU - Magano, O. AU - Pinheiro, Sara AU - Mourão, S. PY - 2022 SP - 403-426 SN - 0103-2070 DO - 10.11606/0103-2070.ts.2022.196230 UR - https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/196230/190000 AB - Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência. ER -