Artigo em revista científica Q3
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
Maria Manuela Mendes ( Mendes, M. M.); Olga Magano (Magano, O.); Sara Pinheiro (Pinheiro, Sara); Susana Mourão (Mourão, S.);
Título Revista
Tempo Social: Revista de Sociologia da USP
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
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Abstract/Resumo
Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ciganos portugueses,Ensino secundário e médio,Trajetórias escolares de continuidade,Escola pública
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/CED-EDG/30175/2017 Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
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Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.