Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Maia, J. V. (2022). The condom as a strategy: initial observations on free distribution services In Lisbon (Portugal) and Fortaleza (Brazil). VIII Congresso da APA.
Exportar Referência (IEEE)
J. V. Maia,  "The condom as a strategy: initial observations on free distribution services In Lisbon (Portugal) and Fortaleza (Brazil)", in VIII Congr.o da APA, Évora, 2022
Exportar BibTeX
@misc{maia2022_1713281800937,
	author = "Maia, J. V.",
	title = "The condom as a strategy: initial observations on free distribution services In Lisbon (Portugal) and Fortaleza (Brazil)",
	year = "2022"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - The condom as a strategy: initial observations on free distribution services In Lisbon (Portugal) and Fortaleza (Brazil)
T2  - VIII Congresso da APA
AU  - Maia, J. V.
PY  - 2022
CY  - Évora
AB  - Os preservativos são conhecidos como os únicos métodos capazes de prevenir gravidezes e infeções sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo. Apesar desta premissa comum, minha exploração de terreno tem sugerido que a estratégia pública desenvolvida em torno deste recurso é diferente no Brasil e em Portugal. Parto de visitas aos locais de distribuição gratuita nas cidades de Fortaleza e Lisboa para tentar perceber a posição ocupada pelo preservativo em narrativas sociais que se materializam na organização de diferentes serviços, como planeamento familiar e prevenção/controle de HIV e outras ISTs. Recorro também a documentos, tais como legislações e publicidades, e a investigações que já analisaram os dois países nestes âmbitos. Baseada nos debates teóricos sobre gênero e sexualidade, tento elaborar observações iniciais sobre as dinâmicas de significação e poder que se desenrolam nas diversas camadas socioculturais que circulam o preservativo, como a institucionalidade dos serviços geridos pelo Estado e por outras entidades de origens distintas; processos sociais de hegemonia, disciplina e normalização; experiências pessoais; e imaginações coletivas. Esta comunicação traz dados iniciais de terreno e integra uma investigação em curso a respeito da multidimensionalidade dos exercícios de poder envolvidos nas experiências contraceptivas para a construção de minha tese doutoral. 
ER  -