Comunicação em evento científico
The condom as a strategy: initial observations on free distribution services In Lisbon (Portugal) and Fortaleza (Brazil)
Joana Maia (Maia, J. V.);
Título Evento
VIII Congresso da APA
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Os preservativos são conhecidos como os únicos métodos capazes de prevenir gravidezes e infeções sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo. Apesar desta premissa comum, minha exploração de terreno tem sugerido que a estratégia pública desenvolvida em torno deste recurso é diferente no Brasil e em Portugal. Parto de visitas aos locais de distribuição gratuita nas cidades de Fortaleza e Lisboa para tentar perceber a posição ocupada pelo preservativo em narrativas sociais que se materializam na organização de diferentes serviços, como planeamento familiar e prevenção/controle de HIV e outras ISTs. Recorro também a documentos, tais como legislações e publicidades, e a investigações que já analisaram os dois países nestes âmbitos. Baseada nos debates teóricos sobre gênero e sexualidade, tento elaborar observações iniciais sobre as dinâmicas de significação e poder que se desenrolam nas diversas camadas socioculturais que circulam o preservativo, como a institucionalidade dos serviços geridos pelo Estado e por outras entidades de origens distintas; processos sociais de hegemonia, disciplina e normalização; experiências pessoais; e imaginações coletivas. Esta comunicação traz dados iniciais de terreno e integra uma investigação em curso a respeito da multidimensionalidade dos exercícios de poder envolvidos nas experiências contraceptivas para a construção de minha tese doutoral.
Agradecimentos/Acknowledgements
Ao CRIA, pelo acolhimento na investigação doutoral; FCT Portugal, pelo financiamento.
Palavras-chave
  • Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UI/BD/151002/2021 FCT

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.