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Almeida, A. S., Aguiar, C. & Pinto, A. I. (2012). Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional. 2 (1), 94-117
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A. S. Almeida et al.,  "Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto", in Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, vol. 2, no. 1, pp. 94-117, 2012
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TY  - JOUR
TI  - Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto
T2  - Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional
VL  - 2
IS  - 1
AU  - Almeida, A. S.
AU  - Aguiar, C.
AU  - Pinto, A. I.
PY  - 2012
SP  - 94-117
SN  - 0874-9620
UR  - https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index
AB  - O presente artigo pretende examinar a quantidade, qualidade e adequação dos comportamentos interactivos das educadoras em salas de creche, em actividades livres e estruturadas, investigando a sua relação com aspectos de estrutura destes contextos. Participaram neste estudo 30 responsáveis por salas de creche da Área Metropolitana do Porto (incluindo 5 auxiliares de acção educativa). Os comportamentos interactivos das educadoras foram avaliados com a Escala de Interacção Educador-Criança (Farran, & Collins 1995). Os resultados obtidos sugerem que as educadoras exibem maior quantidade de comportamentos interactivos no decurso de actividades estruturadas (r = .65) e que a
adequação destes comportamentos é superior quando estes profissionais têm bacharelato
ou licenciatura (r?=.57), quando auferem salários superiores (r = .42) e quando despendem
menos horas de trabalho directo com as crianças (r = -.37). A qualidade dos comportamentos interactivos está relacionada com o salário auferido (r = .43). As implicações práticas dos resultados obtidos são discutidas com o objectivo de analisar formas possíveis de alcançar níveis de excelência em contextos de educação de infância.
ER  -