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Almeida, A. S., Aguiar, C. & Pinto, A. I. (2012). Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional. 2 (1), 94-117
A. S. Almeida et al., "Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto", in Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, vol. 2, no. 1, pp. 94-117, 2012
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TY - JOUR TI - Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto T2 - Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional VL - 2 IS - 1 AU - Almeida, A. S. AU - Aguiar, C. AU - Pinto, A. I. PY - 2012 SP - 94-117 SN - 0874-9620 UR - https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index AB - O presente artigo pretende examinar a quantidade, qualidade e adequação dos comportamentos interactivos das educadoras em salas de creche, em actividades livres e estruturadas, investigando a sua relação com aspectos de estrutura destes contextos. Participaram neste estudo 30 responsáveis por salas de creche da Área Metropolitana do Porto (incluindo 5 auxiliares de acção educativa). Os comportamentos interactivos das educadoras foram avaliados com a Escala de Interacção Educador-Criança (Farran, & Collins 1995). Os resultados obtidos sugerem que as educadoras exibem maior quantidade de comportamentos interactivos no decurso de actividades estruturadas (r = .65) e que a adequação destes comportamentos é superior quando estes profissionais têm bacharelato ou licenciatura (r?=.57), quando auferem salários superiores (r = .42) e quando despendem menos horas de trabalho directo com as crianças (r = -.37). A qualidade dos comportamentos interactivos está relacionada com o salário auferido (r = .43). As implicações práticas dos resultados obtidos são discutidas com o objectivo de analisar formas possíveis de alcançar níveis de excelência em contextos de educação de infância. ER -