Artigo em revista científica
Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto
Ana Susana Almeida (Almeida, A. S.); Cecília Aguiar (Aguiar, C.); Ana Isabel Mota Pinto (Pinto, A. I.);
Título Revista
Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 6

(Última verificação: 2024-12-22 06:07)

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Abstract/Resumo
O presente artigo pretende examinar a quantidade, qualidade e adequação dos comportamentos interactivos das educadoras em salas de creche, em actividades livres e estruturadas, investigando a sua relação com aspectos de estrutura destes contextos. Participaram neste estudo 30 responsáveis por salas de creche da Área Metropolitana do Porto (incluindo 5 auxiliares de acção educativa). Os comportamentos interactivos das educadoras foram avaliados com a Escala de Interacção Educador-Criança (Farran, & Collins 1995). Os resultados obtidos sugerem que as educadoras exibem maior quantidade de comportamentos interactivos no decurso de actividades estruturadas (r = .65) e que a adequação destes comportamentos é superior quando estes profissionais têm bacharelato ou licenciatura (r?=.57), quando auferem salários superiores (r = .42) e quando despendem menos horas de trabalho directo com as crianças (r = -.37). A qualidade dos comportamentos interactivos está relacionada com o salário auferido (r = .43). As implicações práticas dos resultados obtidos são discutidas com o objectivo de analisar formas possíveis de alcançar níveis de excelência em contextos de educação de infância.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Creche,Educadores de infância,Comportamentos interactivos,Actividades livres e estruturadas,Qualidade de estrutura
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais

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