Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Margato, G. (2022). Reflexões Exploratórias sobre a Educação e a Realidade das Comunidades LGBTI+ em Portugal. Conferência 40 Anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal.
Exportar Referência (IEEE)
G. C. Margato,  "Reflexões Exploratórias sobre a Educação e a Realidade das Comunidades LGBTI+ em Portugal", in Conferência 40 Anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal, 2022
Exportar BibTeX
@null{margato2022_1732207631727,
	year = "2022",
	url = "https://encontros40anos.wordpress.com/"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Reflexões Exploratórias sobre a Educação e a Realidade das Comunidades LGBTI+ em Portugal
T2  - Conferência 40 Anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal
AU  - Margato, G.
PY  - 2022
UR  - https://encontros40anos.wordpress.com/
AB  - Passados 40 anos da Despenalização da Homossexualidade em Portugal, a presente comunicação, que tem por base a intervenção, em contexto escolar, no âmbito da Coordenação do Projeto de Educação para a Cidadania de um Agrupamento de Escolas Português, propõe-se a refletir sobre a realidade atual da abordagem de temáticas ligadas à realidade LGBTI+, no contexto educacional português.
Deste modo, partindo da sinalização de alguns obstáculos que emergem como notórios
no tratamento destas questões (por exemplo, o quadro norma-valorativo da comunidade escolar ou os constrangimentos programáticos a que está sujeito o corpo docente), a presente
comunicação irá essencialmente advogar as vantagens de um entendimento transdisciplinar e
holístico das temáticas relacionadas com os direitos e as vivências da comunidade LGBTI+, tendo como principal objetivo fazer sobressair que esta é uma temática que não se deve (nem se pode) restringir a uma abordagem que tem como principal enfoque a sexualidade, mas que necessita da confluência de várias áreas do saber, em várias dimensões da formação do corpo discente.
Como tal, a análise recorrerá às ferramentas/metodologias propostas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória para tentar fazer relevar as vantagens de um olhar para as questões LGBTI+ que ultrapassem o paradigma da sexualidade, e que vão de encontro a outras dimensões da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – dos Direitos Humanos à Saúde, passando pelo Risco, pela Representação Política ou pela Educação para os Media, entre tantos outros.
ER  -