Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mattos, F. S. de. (2021). Plataformização da notícias e consumo de informação: Tendências do jornalismo em um novo ambiente informacional. In Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Campinas: Galoá.
F. S. Mattos, "Plataformização da notícias e consumo de informação: Tendências do jornalismo em um novo ambiente informacional", in Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Campinas, Galoá, 2021
@inproceedings{mattos2021_1732207452129, author = "Mattos, F. S. de.", title = "Plataformização da notícias e consumo de informação: Tendências do jornalismo em um novo ambiente informacional", booktitle = "Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo", year = "2021", editor = "", volume = "", number = "", series = "", publisher = "Galoá", address = "Campinas", organization = "SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo", url = "https://proceedings.science/encontros-sbpjor/sbpjor-2021?lang=pt-br" }
TY - CPAPER TI - Plataformização da notícias e consumo de informação: Tendências do jornalismo em um novo ambiente informacional T2 - Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo AU - Mattos, F. S. de. PY - 2021 CY - Campinas UR - https://proceedings.science/encontros-sbpjor/sbpjor-2021?lang=pt-br AB - A plataformização das notícias (VAN DICK, POELL, WAAL, 2018) é um fenômeno de caráter global que cria novas dependências de mercado e conteúdo na relação entre mídias jornalísticos e plataformas de redes sociais (NIELSEN, GANTER, 2020). Nesse contexto, o artigo analisa a plataformização da notícias em sua relação com as tendências de consumo de informação. Utilizam-se os Estudos em Jornalismo e os Estudos de Plataformas para avaliar as tendências nos dados mais recentes do Reuters Digital News Report (NEWMAN ET AL., 2021) e conclui-se que a plataformização da notícias é um fenômeno crescente, que está se transformando na lógica predominante dos media online: influencia o consumo de notícias das novas gerações e apresenta desafios aos mídias jornalísticos quando separa as notícias que circulam nas plataformas dos seus produtores, promove o acesso ao conteúdo a partir de terceiros e estimula a uma linguagem voltada à visualidade, ao entretenimento e às emoções. ER -