Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Neves, J. S., Mata, João Trocado da, Lopes, Miguel Ângelo & Martins, M. (2023). Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais. XII Congresso Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia .
Export Reference (IEEE)
J. S. Neves et al.,  "Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais", in XII Congr.o Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia , Coimbra, 2023
Export BibTeX
@misc{neves2023_1766489077009,
	author = "Neves, J. S. and Mata, João Trocado da and Lopes, Miguel Ângelo and Martins, M.",
	title = "Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais",
	year = "2023",
	howpublished = "Other",
	url = "https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais
T2  - XII Congresso Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia 
AU  - Neves, J. S.
AU  - Mata, João Trocado da
AU  - Lopes, Miguel Ângelo
AU  - Martins, M.
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/
AB  - A presente comunicação tem como principal objetivo a caracterização dos contextos de intermediação e dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto dos alunos matriculados no sistema de ensino não superior. 
A comunicação filia-se na investigação em curso Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura em Portugal, tendo como principais referenciais teóricos a sociologia da leitura, e em específico as práticas de leitura, consideradas como prática cultural de lazer (Lopes, Neves & Ávila, 2021, p. 649), designadamente dos jovens a frequentar o sistema de ensino (Lahire, 2004), tomando como objeto de análise os mediadores da leitura (Griswold & Wohl, 2015; Petit, 1999), os seus contextos profissionais e institucionais e as práticas de promoção da leitura em Portugal (Alçada, 2021; Martinho, 2013; Neves, Lima & Borges, 2008; Neves & Lima, 2009).
O universo é constituído pelo conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura entre os jovens: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e mediadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura. 
A metodologia do estudo é mista, sequencial, em duas fases: a primeira, qualitativa, por entrevista, seguida de outra, quantitativa, de inquérito por questionário (Bryman, 2012, 632). 
Nesta comunicação apresentam-se os resultados das entrevistas semiestruturadas realizadas a mediadores dos diversos contextos atrás referidos.
Identificam-se as características das atividades e dos contextos profissionais em que é exercida a mediação para a leitura, a formação específica existente e frequentada, as orientações políticas em matéria de promoção da leitura, e a influência de instrumentos políticos de longa duração como são a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura. Na análise e apresentação dos resultados privilegia-se a perspetiva dos atores entrevistados. 
O estudo Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura em Portugal é promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), sendo realizado no âmbito do OPAC em 2022 e 2023.
ER  -