Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Mediação leitora: contextos, papéis e práticas profissionais
Título Evento
XII Congresso Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
A presente comunicação tem como principal objetivo a caracterização dos contextos de intermediação e dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto dos alunos matriculados no sistema de ensino não superior.
A comunicação filia-se na investigação em curso Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura em Portugal, tendo como principais referenciais teóricos a sociologia da leitura, e em específico as práticas de leitura, consideradas como prática cultural de lazer (Lopes, Neves & Ávila, 2021, p. 649), designadamente dos jovens a frequentar o sistema de ensino (Lahire, 2004), tomando como objeto de análise os mediadores da leitura (Griswold & Wohl, 2015; Petit, 1999), os seus contextos profissionais e institucionais e as práticas de promoção da leitura em Portugal (Alçada, 2021; Martinho, 2013; Neves, Lima & Borges, 2008; Neves & Lima, 2009).
O universo é constituído pelo conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura entre os jovens: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e mediadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura.
A metodologia do estudo é mista, sequencial, em duas fases: a primeira, qualitativa, por entrevista, seguida de outra, quantitativa, de inquérito por questionário (Bryman, 2012, 632).
Nesta comunicação apresentam-se os resultados das entrevistas semiestruturadas realizadas a mediadores dos diversos contextos atrás referidos.
Identificam-se as características das atividades e dos contextos profissionais em que é exercida a mediação para a leitura, a formação específica existente e frequentada, as orientações políticas em matéria de promoção da leitura, e a influência de instrumentos políticos de longa duração como são a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura. Na análise e apresentação dos resultados privilegia-se a perspetiva dos atores entrevistados.
O estudo Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura em Portugal é promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), sendo realizado no âmbito do OPAC em 2022 e 2023.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Mediação leitora,Intermediários,Alunos dos ensinos básico e secundário,Práticas de leitura
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):