Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Santos, S. (2023). Mediadores entre jurisdições - advocacia de negócios em Portugal e em Moçambique. XII Congresso Português de Sociologia "Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia.".
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Santos,  "Mediadores entre jurisdições - advocacia de negócios em Portugal e em Moçambique", in XII Congr.o Português de Sociologia "Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia.", 2023
Exportar BibTeX
@misc{santos2023_1730749736543,
	author = "Santos, S.",
	title = "Mediadores entre jurisdições - advocacia de negócios em Portugal e em Moçambique",
	year = "2023",
	url = "https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mediadores entre jurisdições - advocacia de negócios em Portugal e em Moçambique
T2  - XII Congresso Português de Sociologia "Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia."
AU  - Santos, S.
PY  - 2023
UR  - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/
AB  - Após os acordos de paz de Roma, em 1992, Moçambique abre a sua economia ao mercado global iniciando um processo de privatizações de empresas, abertura ao investimento estrangeiro e grandes operações financeiras complexas envolvendo o Estado, multinacionais e organismos internacionais como o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, etc.
Esta abertura ocorre num momento em que a advocacia moçambicana é incipiente com poucos profissionais, fruto da contingência revolucionária pós-independência. Nestes 30 anos o desenvolvimento da advocacia privada e de negócios em Moçambique acontece em estreita articulação com a advocacia portuguesa num cenário de reconfiguração das relações entre os dois estados.
A presente comunicação tem por base trabalho de campo, em Moçambique e Portugal, em diferentes períodos. Uma primeira ronda foi realizada em Portugal de 2016 a 2020 junto de grandes sociedades de advocacia com a seleção para entrevista de advogados a trabalhar em pontos de ligação com Moçambique , autodenominados international desks. Uma segunda fase decorreu em Novembro de 2022, em Maputo com a visita a sociedades de advogados com ligações a Portugal. Uma terceira fase decorre em Dezembro e Janeiro de 2023, em Lisboa, com nova visita a sociedades portuguesas e nova ronda de entrevistas a advogados.
Pretende-se identificar as formas de internacionalização e cooperação entre sociedades e advogados portugueses e moçambicanos assente em quatro dimensões: formação académica, desenvolvimento profissional, organização do trabalho e partilha de clientes.

ER  -